25/06/2014 – Atualizado em 25/06/2014
Até agora apenas 3 seleções europeias avançaram pras oitavas de final
Por: G1
Esta é a Copa da América. Sete seleções do continente se classificaram para as oitavas de final. Apenas da América do Sul, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia passaram para a próxima fase. México e Costa Rica completam o grupo.
Ainda podem se classificar Equador, que precisa de vitória contra a França, e os Estados Unidos, que enfrentam a Alemanha. Honduras também tem chance, mas está quase eliminada.
Pelo cruzamento da segunda fase, certamente teremos uma equipe sul-americana nas semifinais.
Seleções europeias tidas como favoritas, como Espanha e Inglaterra, estão fora da Copa, mas Holanda e Bélgica tiveram bom desempenho e se classificaram. No sufoco, a Grécia também conseguiu passar de fase. O Velho Continente ainda tem chance com França e Alemanha, que está quase nas oitavas.
Uma das surpresas foi a saída da Itália ainda na primeira fase. Em jogo dramático nesta terça-feira (24) contra o Uruguai na Arena das Dunas, em Natal, a seleção tetracampeã foi eliminada da Copa do Mundo 2014 após perder por 1 a 0.
Com um jogador a menos desde o início do segundo tempo, a Itália lutou, o goleiro Buffon fez milagres, mas o Uruguai acabou vencendo. A Azzurra sentiu demais o cartão vermelho de Marchisio após falta em Arévalo Ríos e Balotelli decepcionou, saindo no intervalo.
Após a derrota, o técnico italiano Cesare Prandelli pediu demissão. Seu contrato valia até a Eurocopa de 2016. Ele assumiu a responsabilidade pelo fracasso na competição e culpou a expulsão pela derrota no jogo decisivo frente à Celeste. “O projeto técnico é de minha responsabilidade, e eu assumo toda ela. É injusto dizer que o projeto técnico não foi bem sucedido por culpa de um ou outro. A culpa e a responsabilidade são minhas.”
