Geral – 06/03/2012 – 07:03
A Gerência de Meio Ambiente da Sanesul (Gemam) realiza trabalho de educação ambiental e mobilização social junto às comunidades beneficiadas com obras de esgotamento sanitário no município de Três Lagoas. As assistentes sociais da Gemam, Elizabeth Pentagna Bruno e Odila Velasquez, coordenam o projeto que, em Três Lagoas, deverá atender 4,4 mil famílias.
O trabalho é realizado desde março de 2011 no município e tem objetivo de orientar e informar a população a respeito das obras da Sanesul do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), financiadas pelo programa Saneamento para Todos. Por meio de trabalho técnico social, as equipes da Gemam e da empresa contratada buscam estabelecer um processo de interação com a população ao demonstrar que uma forma de viabilizar a melhoria da qualidade de vida da comunidade é por meio da implantação do sistema de esgotamento sanitário.
Dentre as atividades desenvolvidas no projeto, estão as oficinas educativas de geração de renda para a população. Durante a implantação das obras, acontecem também visitas domiciliares e reuniões comunitárias junto à população beneficiada, com objetivo de abordar temas de educação ambiental e cidadania.
No final de 2011, as técnicas realizaram a oficina de confecção de bolsas com garrafas de plástico e acabamento de crochê para a população adulta. Participaram da oficina 14 mulheres. Já nos dias 9 e 10 de fevereiro deste ano, as técnicas da Gemam e da contratada ofereceram a oficina de confecção de pufes com garrafas pet.
De acordo com Odila, o objetivo da realização das oficinas educativas é propiciar às famílias a inserção em uma atividade de geração de renda, contribuindo direta ou indiretamente no seu contexto de vida social. As oficinas visam ainda ampliar o interesse da população pelo trabalho manual e despertar nas famílias a vontade de utilizar materiais recicláveis, de forma a construir uma sociedade sustentável, preservar o meio ambiente e diminuir o impacto da poluição e do lixo na natureza.
As atividades têm também o objetivo de trazer a comunidade para perto da Sanesul, de forma que essa aproximação auxilie na conscientização da importância da rede de esgoto, além de levar informações e aplicações práticas para a população sobre reciclagem e reutilização de materiais para a preservação ambiental.
As áreas de intervenção do projeto em Três Lagoas são os bairros Santa Lourdes, Paineiras, Parque Paulista, Novo Aeroporto, Santo André, Paranapungá, Vila Viana, Santana, São Jorge, Glória, Mirassol, Vendrel, Primavera, Monte Líbano, Acácias, Campina, Morumbi e parte do Alvorada. Nesses bairros, estão sendo realizadas reuniões comunitárias e visitas domiciliares, cujos instrumentos reúnem condições para o morador aderir ao sistema, como também servem de subsídio para a valorização, implantação e preservação do sistema de esgoto.
Até o momento 1.379 famílias foram efetivamente atendidas. As atividades permanecem enquanto houver obras em execução.
Fonte: Sanesul