34.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Virou porta de entrada para a Copa do Mundo

14/06/2014 – Atualizado em 14/06/2014

Para muitos estrangeiros, MS virou a porta de entrada para a Copa do Mundo

Por: Campo Grande News

Não tem como não perceber pelas ruas de Campo Grande a passagem de quem vem de longe. No veículo da família equatoriana, por exemplo, a empolgação é explícita em bandeiras, bolas e outros adornos coloridos.

Ruben Vasquez saiu há 13 dias do Equador com a esposa Orquídea e os filhos Ismael, 16, e Alanis, 7. Eles deixaram Quito no dia 30 de maio e têm até o próximo domingo para chegarem a Brasília, local da partida entre Equador e Suíça.

O primeiro contado com a cultura brasileira foi em Mato Grosso do Sul, 7,8 mil quilômetros longe de casa. A família passou pelo Peru, Bolívia e entrou no Brasil por Corumbá.

A primeira impressão não poderia ser melhor. “Achei tudo muito bonito e limpo. As pessoas são muito parecidas com os equatorianos, receptivas e educadas”, comenta Orquídea, guia turística de 38 anos que assumiu a aventura com o marido sem pestanejar.

A família passou por Miranda e na madrugada de sexta-feira chegou a Campo Grande, onde eles dormiram e almoçaram. A passagem foi rápida, mas a imagem que fica também é positiva. “Campo Grande é uma capital muito charmosa”, diz ela.

Ruben é um engenheiro de sistemas, de 43 anos, e ao lado da esposa planejou a viagem para durar um mês. Os dois se revezam na direção e vão continuar na estrada depois do jogo.

“Vamos para São Paulo, Rio de Janeiro e Foz de Iguaçu”, conta ela. Ao deixarem o Brasil, ainda querem conhecer Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. “Só lamento porque não dá para conhecer muita coisa”, avalia Orquídea.

E se o Equador não vingar neste Mundial, a família não vê problema alguma, desde que o título fique por perto. “Pode ser qualquer um da América Latina”.

A impressão que o grupo de 11 colombianos leva de Campo Grande é das melhores. Sorridentes, eles de cara toparam dar entrevista. Aos 26 anos, o jornalista Alejandro Duarte, deu nota 10 para a Capital. “Muita festa, muita alegria, gente muito querida. Dou 10 pontos”, avalia.

A porta de entrada deles no País do verde e amarelo foi Mato Grosso do Sul e já era suficiente para Alejandro definir o brasileiro. “No Brasil todo mundo é muito querido. A gente amou a festa aqui, bailamos”, comenta. Sinal de que o Estado recebeu bem.

Os 11 amigos saíram de Bogotá, na Colômbia, passaram por La Paz e Santa Cruz na Bolívia, até chegar à Capital. Viram a estreia do Brasil contra a Croácia no telão instalado do Parque dos Poderes e já seguiram viagem nesta sexta, rumo a Belo Horizonte.

“Tudo muito lindo, não pensei que seria tão organizado, tão limpo. É gente muito querida e com muito verde no Parque”, descreve a financeira Natalia Child, de 24 anos, também colombiana. “Estava bailando, tocando, é tocando que fala? Isso, tocando música e a cerveja não estava cara”, brinca. “Ah, pastel de carne, gostei de pastel de carne”, completa.

O primeiro colombiano a falar, Alejandro, pergunta ao final da entrevista como está o Português dele. Respondemos que está perfeito e ele sai todo satisfeito. “ Todos temos bandeira, camisetas, somos muito fãs da cultura brasileira”, resume.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...