24.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

Norte-coreanos são mortos a tiros ao tentar fugir para a China

Internacional – 03/01/2012 – 09:01

Três norte-coreanos que tentavam fugir para a China foram mortos a tiros por soldados da Coreia do Norte, em meio ao reforço do controle das fronteiras por Pyongyang após a morte Kim Jong-il e a transferência de poder a seu filho mais jovem, informou um ativista à AFP.

Os três homens, com idade por volta de 40 anos, morreram quando tentavam cruzar o rio Yalu a partir da cidade norte-coreana de Hyesan, informou Do Hee-yun, que ajuda os refugiados do Norte.

“As pessoas que esperavam do lado chinês para ajudar os refugiados viram a cena. Os soldados levaram os corpos”, disse à AFP, com base nas informações de suas fontes na fronteira, na região de Changbai.

Os serviços de inteligência da Coreia do Sul não confirmaram o incidente.

Quase 23 mil norte-coreanos fugiram para buscar refúgio na Coreia do Sul desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), sendo que metade deles apenas nos últimos cinco anos.

Mas as organizações de ajuda aos refugiados calculam que 100 mil norte-coreanos vivem de maneira oculta na China, sob a pressão dos traficantes de seres humanos e das autoridades chinesas.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

iPhones com iOS antigo perderão acesso ao WhatsApp na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (5), o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com iOS inferior à versão 15.1. O aplicativo também não é...

Ataque com canivete deixa jovem em estado grave durante evento em Três Lagoas

Três pessoas foram esfaqueadas no Balneário Municipal durante torneio de pesca na noite desta sexta-feira, 02, onde agressor segue foragido e Polícia Civil investiga o caso.

Carro desgovernado derruba semáforo em avenida próximo à Rodoviária em Três Lagoas

Motorista com sinais de embriaguez colidiu violentamente em cruzamento movimentado e precisou ser algemado após comportamento agressivo.