20.9 C
Três Lagoas
domingo, 19 de maio, 2024

Mito ou verdade: Beterraba serve para o combate da anemia?

02/06/2014 – Atualizado em 02/06/2014

Por: R7

A beterraba é uma raiz tuberosa que possui muitos nutrientes e proporciona vários benefícios à nossa saúde. Algumas pessoas acreditam que o alimento auxilia no tratamento da ferropriva. Mas, será que isso é verdade ou apenas um mito criado e repassado de pessoa para pessoa?

A anemia ferropriva

A ferropriva (também denominada ferropênica ou sideropênica) é a anemia causada pela carência de ferro, uma carência nutricional bastante comum no Brasil, correspondendo a cerca de 90% dos casos de anemia diagnosticados.Neste tipo de anemia, a ingestão de ferro está abaixo do mínimo necessário para as atividades do organismo que necessitam de ferro, que é um dos principais constituintes da hemoglobina, responsável por transportar o oxigênio para os tecidos. Os grupos de risco para a ocorrência da ferropriva incluem as mulheres em idade fértil, crianças e gestantes. As causas mais comuns da anemia são as verminoses e a ingestão deficiente de ferro.

Ao contrário do que muitos acreditam, a beterraba não é um alimento rico em ferro, por isso, a sua contribuição é pequena e ela não serve para combater a anemia. Confira os seguintes dados comparativos: uma xícara de beterraba ralada possui somente 0,8mg de ferro não-heme (forma do ferro pouco absorvido pelo organismo), enquanto que um bife pequeno tem, em média, 7,5mg, e um bife de fígado contém, aproximadamente, 8,5mg de ferro heme (ferro bem absorvido pelo organismo). A beterraba é um excelente alimento com muitas propriedades benéficas à saúde, mas a sua ingestão não combate a anemia.

Alimentos com grande quantidade de ferro

Alguns dos alimentos que possuem grande quantidade de ferro de alta absorção são as carnes vermelhas, o fígado bovino, vísceras, carnes brancas, frutos do mar e ovos, além das leguminosas (feijão, soja, lentilha etc) e as verduras com folhas verde-escuras. É importante ressaltar que o ferro de origem animal é mais bem aproveitado que os de origem vegetal. Para melhorar a absorção de ferro de origem vegetal pelo organismo, também é indicado consumir alimentos ricos em vitamina C, como limão, acerola, tomate, abacaxi e laranja.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mulher tem traumatismo craniano após levar “tijolada” de nóia

Vítima teve um sangramento intenso, sendo socorrida completamente desorientada pelo SAMU.

Polícia Penal de Mato Grosso do Sul intensifica combate à comunicação ilícita em prisões

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio de sua Polícia Penal, está empenhada em combater o uso de aparelhos celulares...

Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027

Eleição ocorreu na manhã desta sexta-feira, na Tailândia.