01/06/2014 – Atualizado em 01/06/2014
“Carregue camisinhas que você comprou em seu país natal”, diz o guia de segurança
Por: R7
Grande parte dos torcedores estrangeiros que virão acompanhar a Copa do Mundo no País tem se mostrado preocupada com a violência que toma conta do Brasil. Por conta disso, o governo dos Estados Unidos publicou um guia com informações de segurança para precaver os cidadãos norte-americanos. “Se você planeja viajar ao Brasil para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, siga as recomendações abaixo para ajudá-lo a se manter seguro e saudável”, diz o texto.
Entre os tópicos que chamam a atenção, destaca-se um alerta para que os torcedores não utilizem preservativos fabricados no Brasil. “Carregue camisinhas que você comprou em seu país natal”.
Com relação à hospedagem o guia aconselha que o torcedor norte-americano opte por acomodações entre o 2º e o 6º andares. “Um quarto no 1º andar de um hotel pode oferecer acesso mais fácil para criminosos. Quartos no 7º andar e acima podem dificultar a fuga em caso de um incêndio”.
Segundo orientações emitidas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, o documento indica como agir em caso de manifestações. “Se souber de protestos nas proximidades, permaneça dentro de um local com portas e janelas fechadas”.
Os norte-americanos são os responsáveis pelo maior número de ingressos comprados fora do Brasil: são mais de 190 mil. Segundo o Itamaraty, mais de 19 mil vistos específicos para a Copa do Mundo (válido por 90 dias) foram emitidos nos EUA entre julho de 2013 e maio deste ano.
Para o Ministério do Turismo brasileiro, as recomendações a turistas “fazem parte do procedimento rotineiro de consulados e embaixadas”. “O ministério e a Embratur entendem que não há singularização em relação ao Brasil”, responderam os órgãos através de nota.
