22.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro, 2025

Jornalistas retirados da Síria embarcam de volta à França

Internacional – 02/03/2012 – 14:03

Um avião do governo francês com dois jornalistas franceses retirados da cidade síria de Homs deixaram o Líbano nesta sexta-feira com destino à França, onde devem se encontrar com o presidente Nicolas Sarkoky, disseram autoridades.

A repórter Edith Bouvier, cujo fêmur foi quebrado durante forte bombardeio no distrito de Baba Amro, em Homs, e o fotógrafo William Daniels foram levados por rebeldes sírios para a fronteira com o Líbano na quinta-feira, encerrando vários dias de incerteza sobre o futuro deles.

A situação dos jornalistas paralisou a França após a morte do fotógrafo francês Remi Ochlik na semana passada durante um bombardeio em Homs, ao lado da jornalista norte-americano Marie Colvin.

Sarkozy disse durante uma cúpula de líderes da União Europeia em Bruxelas que Bouvier e Daniels deverão chegar à França no aeroporto militar de Villacoublay, perto de Paris, mais tarde nesta sexta-feira.

Um comunicado do Palácio Presidencial do Eliseu informou que o voo com os jornalistas estava previsto para pousar às 14h (horário de Brasília) e que Sarkozy estará lá para recebê-los.

“Eles estavam com bom estado de espírito, mas naturalmente cansados depois de tudo o que passaram nos últimos dias e horas”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Bernard Valero, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.”

Autoridades da embaixada francesa, incluindo um médico, encontraram o grupo na fronteira na quinta-feira e consideraram que os ferimentos na perna de Bouvier estão estáveis, permitindo a sua viagem à França.

“Ela foi muito bem cuidada pelos médicos sírios desde o início, o que significa que o seu ferimento não piorou”, disse Valero.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vigilância em Saúde do Trabalhador fornecerá treinamento gratuito a trabalhadores autônomos da construção civil em janeiro

Os trabalhadores autônomos que desejarem participar do treinamento, devem ficar atentos que a abertura das inscrições está prevista para começo de janeiro.

Veja o que abre e o que fecha durante o recesso de final de ano na Prefeitura de Três Lagoas

Desta forma, a Prefeitura informa os setores que serão fechados e os que funcionarão durante este período.

Prefeitura de Três Lagoas alerta: dengue não tira férias e pode matar

O município segue intensificando as ações de prevenção, orientação e fiscalização em toda a cidade, mas reforça que a colaboração da população é essencial para reduzir os casos e proteger vidas.