20.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Acordo entre fazendeiros e governo ameaçado

09/05/2014 – Atualizado em 09/05/2014

Por: Correio do Estado

A negociação política entre o governo federal e os produtores rurais quanto à compra de terras para a demarcação indígena pode ser barrada na Justiça. O desembargador Luiz Stephanini, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3), afirmou que mesmo que a União desembolse recurso para pagar os donos das terras, o processo pode ser embargado no Judiciário por falta de respaldo legal. A reportagem está na edição de hoje (09) do jornal Correio do Estado.

O desembargador, que esteve ontem em Campo Grande em uma palestra na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), afirmou que, apesar de haver essa negociação de compras da área em Sidrolândia, reivindicada pelos índios da Terra Indígena Buriti, não existe lei que permita essa transação.

“A compra de terras para que sejam entregues aos indígenas não tem respaldo legal. Não há nada na lei que preveja isso”, sustentou, lembrando que, se for a aquisição for efetivada, a Justiça pode considerar a transação ilegal e desfazê-la. “Há uma grande chance de o Judiciário desfazer isso e o dinheiro ter que ser devolvido”, afirmou. A reportagem é de Lucia Morel.

Foto: Paulo Ribas/Correio do Estado/Arquivoazenda Buriti é ocupada por índios da etnia Terena há mais de um ano

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suspeito tenta se esconder em barbearia mas acaba preso com revólver em Três Lagoas

Indivíduo carregava arma municiada e tentou enganar policiais, porém sem sucesso

Mulher é pega tentando sair com sacola cheia sem pagar em loja do Centro

Funcionário teria interceptado suspeita no bicicletário de estabelecimento e acionou a PM antes que ela conseguisse fugir

Trio é flagrado furtando bateria de torre e acaba desmascarado por câmeras em Três Lagoas

Pai, mãe e filho usaram carro popular para cometer furto em fazenda, onde PM recuperou objetos escondido em matagal e prendeu envolvidos