32.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 30 de março, 2026

Risco de apagão é de 3,7% no Centro Oeste

08/05/2014 – Atualizado em 08/05/2014

Por: Correio do Estado / FolhaPress

O risco de desabastecimento de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste é de 3,7%, de acordo com CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico).

Por meio de nota divulgada ontem pelo Ministério de Minas e Energia, o risco no período de 2015 a 2018 sobe para 4%.

Já para a região Nordeste não haveria risco de desabastecimento para este ano. No intervalo de 2015 a 2018 o risco seria de 0,4%.

A nota reforça que, em 2001, ano do racionamento de energia, esse risco era mais de seis vezes superior ao percebido neste ano.

A pasta destaca que, segundo limite estabelecido pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), em que é aceitável um risco de até 5%, “há uma sobra estrutural de cerca de 5.400 MW médios para atender a carga [demanda] prevista”.

DESFAVORÁVEL

O sistema elétrico concentra no Sudeste/Centro-Oeste 70% de sua capacidade de geração de energia.

“Embora as principais bacias hidrográficas onde se situam os reservatórios tenham enfrentado uma situação climática desfavorável no período úmido recém-encerrado, o Sistema Interligado Nacional dispõe das condições de equilíbrio estrutural necessárias para o abastecimento do país”, diz a nota entregue à imprensa.

O Comitê de Monitoramento informou ainda que continuará monitorando as condições de abastecimento e atendimento ao mercado de energia elétrica do país.

Pela primeira vez desde que o CMSE e o Ministério de Minas e Energia passaram a publicar notas à imprensa com o resultado das discussões técnicas dos membros do governo, não houve qualquer qualificação para o nível de risco de desabastecimento.

No início do ano o risco havia era considerado “baixíssimo”, depois, a pasta passou a considerá-lo “baixo”.

Na nota de ontem, não há qualquer avaliação do governo sobre o nível de risco, que foi tratado apenas de forma numérica.

Foto: Ilustração

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia fala sobre avanços na saúde com redução de filas e novos serviços em Três Lagoas

Em entrevista à Toninha Campos, prefeito explicou que medidas já reduzem filas e ampliam o acesso a consultas e exames no município

Motociclista é arremessado após colisão com carro no bairro Nossa Senhora Aparecida

Vítima estava consciente no momento do socorro, durante a madrugada do último sábado, 29

COP15 inclui mais 40 espécies em regras de proteção

Conferência firmou dez novas ações de cooperação internacional