20.3 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Cientistas descobrem novo dinossauro, o ‘Pinóquio rex’

08/05/2014 – Atualizado em 08/05/2014

Por: Veja

Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, divulgaram nesta quarta-feira a descoberta de uma nova espécie de dinossauro, apelidada de “Pinóquio rex”, devido ao seu nariz comprido. O fóssil de 66 milhões de anos foi encontrado em uma escavação no sul da China.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: A new clade of Asian Late Cretaceous long-snouted tyrannosaurids

Onde foi divulgada: periódico Nature Communications

Quem fez: Junchang Lü, Laiping Yi, Stephen L. Brusatte, Ling Yang, Hua Li e Liu Chen

Instituição: Universidade de Edimburgo, na Escócia, entre outras

Resultado: Os pesquisadores descobriram uma nova espécie de dinossauro na China, o carnívoro Qianzhousaurus sinensis, apelidado de “Pinóquio rex”, por causa do focinho longo.
Segundo os pesquisadores, o animal era carnívoro e da família do famoso Tiranossauro rex. Ele media 9 metros de altura, pesava 1 tonelada e tinha o focinho 35% mais alongado que outros dinossauros de seu tamanho. O Qianzhousaurus sinensis viveu na Ásia durante o período Cretáceo (de 144 milhões de anos a 65 milhões de anos atrás). Sua descoberta foi descrita em um estudo publicado no periódico Nature Communications.

O esqueleto do animal foi encontrado intacto e bem conservado por um grupo de operários em uma rua em construção perto da cidade de Ganzhou e posteriormente identificado pelos cientistas. “Ele tinha o sorriso com dentes do Tiranossauro rex, mas seu focinho era longo e fino, com uma fileira de chifres na parte superior”, explicou um dos autores do estudo, Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo.

Os cientistas acreditam que, por causa dos dentes mais finos e do esqueleto mais leve que de outros tiranossauros, o “Pinóquio rex” se alimentava de criaturas menores, como lagartos e dinossauros com penas. O focinho comprido provavelmente estava relacionado a uma estratégia diferente de caça.

“A imagem icônica dos tiranossauros é o Tiranossauro rex, o maior e mais sanguinário de todos. Essa nova espécie rompe os moldes porque era mais leve, menos musculosa. Ela talvez tivesse uma mordida mais rápida e caçava de outra maneira”, explicou Brusatte.

De acordo com os pesquisadores, vários tipos de tiranossauros viveram na Ásia durante o período Cretáceo, como o tarbosaurus, um carnívoro de 13 metros que tinha uma mandíbula tão forte que era capaz de amassar os ossos de grandes herbívoros.

Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Coragem é o primeiro passo”, afirma Evalda Reis em campanha do Agosto Lilás

Com apoio da Procuradoria da Mulher, Câmara promove campanha com foco em educação, prevenção e escuta ativa das vítimas

Indivíduo é preso em flagrante após perseguir e ameaçar ex-companheira

Após mais de 95 ligações em um único dia, agressor foi localizado pela Polícia Civil dentro de supermercado e segue sob custódia

Homem sofre parada cardíca e morre em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros

Vítima de câncer pulmonar foi levada por familiares em busca de socorro, mas não resistiu apesar das tentativas de reanimação