17.7 C
Três Lagoas
sábado, 12 de julho, 2025

Por comida, Coreia do Norte anuncia suspensão do programa nuclear

Internacional – 01/03/2012 – 16:03

Por comida, Coreia do Norte anuncia suspensão do programa nuclear

A notícia surpreendeu, mas foi recebida com cautela na Europa. Não foi a primeira vez que a Coreia do Norte ergueu a bandeira branca.

A Coreia do Norte anunciou que vai suspender seu programa de enriquecimento de urânio. Em troca vai receber toneladas de alimentos dos Estados Unidos. A notícia surpreendeu muita gente, mas foi recebida com cautela na Europa. Não foi a primeira vez que a Coreia do Norte ergueu a bandeira branca.

Na Europa o clima é de cautela. Mas todos concordam que o acordo quebra o gelo com os Estados Unidos e principalmente com os países vizinhos.

Na Ásia, o acordo traz uma dose de alívio. Uma promessa de desarmamento nuclear é sempre uma boa notícia. Mas, para usar uma expressão popular, os asiáticos já são gatos escaldados em relação à Coreia do Norte.

Sempre que faltava comida ou remédios, o ditador Kim Jong Il – morto no fim do ano passado – mostrava disposição para negociar. Mas, logo em seguida, voltava a fazer ameaças ou testes nucleares. Para sobreviver, a ditadura comunista precisa desse ambiente de tensão, de guerra permanente com inimigos externos, verdadeiros ou imaginários.

A secretária de estado americana, Hillary Clinton, classificou o acordo com um modesto primeiro passo na direção certa.

Desta vez, há algumas condições diferentes. A Coreia do Norte tem um novo dirigente, Kim Jong Un. E há o problema da fome.

Segundo o Programa Mundial de Alimentos da Onu, 70% dos norte-coreanos consomem metade das calorias necessárias para um ser humano. por esses motivos, o acordo que está sendo chamado de “comida pela paz” talvez mereça crédito.

Na Coreia do Sul, país mais ameaçado pelos vizinhos do norte, o governo viu o acordo com bons olhos, mas muita cautela. A população também está dividida

“Eu aprovo o acordo para livrar a península coreana das armas nucleares. E muitos norte-coreanos estão famintos. Por isso é positivo que os Estados Unidos forneçam comida para eles”, disse este homem.

Este rapaz lembra que “a Coreia do Norte já prometeu acabar com o programa nuclear no passado, mas voltou atrás. Não podemos confiar num acordo por causa do comportamento deles no passado”.

As negociações para desarmar a ditadura comunista já duram 10 anos. Em 2006, o país anunciou o seu primeiro teste nuclear, deixando toda a Ásia em alerta. Em 2008, depois de longas negociações, concordou em suspender o programa nuclear e até destruiu a torre de refrigeração de seu principal reator nuclear. Tudo jogo de cena.

O que a Ásia se pergunta é se o novo dirigente do país, Kim Jong Un, está mesmo dando uma demonstração de boa vontade ou apenas seguindo a cartilha do pai, Kim Jong Il, um mestre no que muitos classificavam como “chantagem atômica”.

Fonte: Jornal Floripa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia recupera iPhone 14 Plus e bicicleta elétrica em Três Lagoas

Suspeito afirma ter comprado itens no Facebook; investigação apura receptação A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia, efetuou nesta sexta-feira (11) a recuperação de...

Pioneiro do mototáxi morre após mal súbito em avenida de Três Lagoas

Leonildo teve um mal súbito e morreu enquanto pilotava sua motocicleta Na noite de quinta-feira (10), Três Lagoas se despediu de Leonildo Pereira, um dos...

PM intensifica fiscalização e garante segurança no primeiro dia do Motoshow

A Polícia Militar de Três Lagoas reforçou o policiamento na noite desta quinta-feira (10) durante a abertura da 22ª edição do Motoshow, um dos...