33 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Policiais paraguaios confiscam 13 toneladas de maconha destinadas ao Brasil

01/05/2014 – Atualizado em 01/05/2014

Por: Yahoo

Agentes antidrogas do Paraguai confiscaram 13 toneladas de maconha em uma operação em uma plantação ilegal ao leste do país, perto da fronteira com o Brasil, país onde a droga seria destinada, informou nesta quarta-feira a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad).

A operação aconteceu em uma região florestada do departamento de Amambay, fronteiriço com o Brasil, onde os agentes detectaram quatro acampamentos clandestinos com várias parcelas de cultivo da erva em seu entorno e 13 toneladas de maconha já pronta para a venda, segundo um comunicado da Senad.

Os policiais destruíram as plantas em fase de crescimento, que poderiam ter gerado outras 27 toneladas da droga, e expropriaram as 13 toneladas que já estavam secando para a venda.

Os nove hectares de cultivos estavam escondidos entre massas florestadas, fáceis de identificar do alto.

Segundo a Senad, se a mercadoria tivesse chegado ao mercado negro, poderia ter gerado US$ 1,2 milhão.

O Paraguai é o principal produtor de maconha da América do Sul e o segundo na América, atrás apenas do México, com uma produção aproximada de 45 mil toneladas por ano, segundo dados oficiais.

Ao todo, 80% da maconha produzida no país são enviados ao Brasil, enquanto o resto é mandado para a Argentina, Uruguai e Chile, onde o quilo pode chegar a US$ 1 mil.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas promove ações educativas no trânsito em homenagem a motoristas e motociclistas

Ações educativas reuniram PRF, PM, Ministério Público e agentes locais para reforçar a segurança viária no município Em comemoração ao Dia do Motorista (25 de...

Obras da Ponte da Rota Bioceânica em MS chegam a 75% e devem ser concluídas em 2026

Infraestrutura internacional vai ligar Porto Murtinho ao Paraguai e fortalecer comércio entre o Mercosul e a Ásia Com 75% da obra já executada, a Ponte...

Violência contra mulheres escancara crise de segurança em Mato Grosso do Sul

Estado registra média de 58 agressões domésticas por dia e já soma 20 feminicídios apenas em 2025 Mato Grosso do Sul se tornou um dos...