9.7 C
Três Lagoas
domingo, 10 de agosto, 2025

ONS nega corte de fornecimento de energia

30/04/2014 – Atualizado em 30/04/2014

Por: Folha Press

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) negou, em nota divulgada ontem, que sugeriu corte na oferta de energia ao governo brasileiro, mas admitiu que, caso ocorra o agravamento das condições hidrológicas no período de maio a novembro, “poderá propor medidas adicionais às autoridades setoriais, de forma que fique garantido o fornecimento de energia elétrica para a sociedade”.

A nota, porém, não explica que medidas poderiam ser tomadas caso a situação dos reservatórios se agravem, já que o uso das térmicas, que é uma das formas de garantir o abastecimento de energia em momentos de reservatórios baixos, já se encontra em patamar elevado.

Assinado pelo diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, o comunicado foi em resposta a uma reportagem publicada ontem pelo jornal “Valor Econômico” que diz que o operador do sistema tem defendido nos bastidores que a carga de energia disponível para o país seja reduzida de 4% a 6% com o objetivo de poupar a água dos reservatórios.

De acordo com o jornal, o operador já teria enviado a proposta de redução de carga para a presidente Dilma Rousseff e que a medida permitiria elevar de oito a dez pontos percentuais o nível dos reservatórios, que em abril fecharam em média de 36,9% no Sudeste e no Centro-Oeste.

Sem citar o jornal, mas usando termos presentes na reportagem, o operador informou que a divulgação de informações para a sociedade é feita exclusivamente pelo diretor geral do órgão. “Dessa forma, o ONS não reconhece notícias oriundas de ‘técnicos do Operador’ ou de uma suposta atuação ‘nos bastidores'”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS supera meta da OMS em aleitamento materno exclusivo e alerta para apoio coletivo às mães

SES destaca a importância da criação de ambientes que favoreçam a amamentação.

Exportações de MS totalizam US$ 6,3 bilhões no ano, puxadas por celulose, soja e carne bovina

O principal produto na pauta de exportações sul-mato-grossense até julho de 2025 foi a celulose, com crescimento de 53,3% em termo de valor e de 70,23% em termos de volume.

Polícia Científica participa de capacitação sobre inovações na perícia

A participação da PCiMS, por meio do IC, reforça a importância da integração com o MPMS, fortalecendo a troca de conhecimento técnico e a atuação conjunta em investigações criminais.