23.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de outubro, 2025

Fibria participa de campanha de conscientização

29/04/2014 – Atualizado em 29/04/2014

Fibria participa de campanha de conscientização contra queimadas

A campanha conta com o apoio da Unidade e foi lançada pela Reflore

Por: Assessoria

Com o objetivo de conscientizar as comunidades sobre os riscos das queimadas, a Fibria participou nesta segunda-feira (28/4), do lançamento da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

A campanha é realizada pelas empresas que compõem a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS), o alerta deve se estender até o mês de outubro em que o período de estiagem se encerra, mas, segundo o diretor executivo da Reflore, Dito Mário, nos municípios de Três Lagoas, Brasilândia, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande e proximidades, em que há maior presença de florestas, o cuidado deve permanecer. “Campanhas contra incêndios florestais são realizadas durante todo o ano, mas devido ao período de estiagem é necessário reforçar esta conscientização”.

O gerente de silvicultura da Fibria, José Márcio Bizon, ressalta que a prevenção de queimadas não se restringe a perda das florestas. “O incêndio florestal, além de ser crime, afeta a vida como um todo, por exemplo, agride o ambiente, causa danos a biodiversidade e também traz complicações para a saúde. Ou seja, preservar as florestas de queimadas é um benefício que traz ganhos para toda a comunidade e se cada um fizer a sua parte alcançaremos o objetivo de uma melhor qualidade de vida e preservação ambiental”.

Para reforçar o alcance da campanha serão realizadas panfletagens, fixação de outdoors no perímetro dos municípios com maior número de florestas e palestras em escolas rurais e urbanas.

Ações preventivas

Com o intuito de prevenir as queimadas, nas áreas onde a Fibria possui florestas plantadas são realizadas capinas próximo à plantação. Com essa atitude, se o fogo iniciar às margens da rodovia, como é o que mais comum, essa ação evita que a queimada se alastre e chegue até as florestas.

Caso o incêndio seja constatado, a Unidade possui uma brigada de emergência com cerca de 60 brigadistas que atuam no combate. Os profissionais realizam treinamentos periodicamente, além de participarem de capacitações e simulados com foco em atualização das técnicas e desempenho da brigada.

A empresa também conta com o canal Fale com a Fibria, em que a comunidade em geral pode utilizar o serviço gratuito do 0800 642 8162, para informar sobre ocorrências de incêndios florestais entre outras informações.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de seis Estados brasileiros.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Por que as apostas em NFL são tão populares entre os brasileiros?

Depois de uma volta histórica ao Brasil na Neo Química Arena em 2025, a NFL teve um gostinho ainda melhor de como é jogar...

Tecnologia reforça segurança pública em MS

Sistema de videomonitoramento da PM amplia vigilância e eficiência no combate ao crime em todo o Estado

Desigualdade educacional é reflexo da naturalização das injustiças, aponta especialista

Diretor da Fundação Santillana defende políticas públicas que reconheçam a diversidade e combatam a educação como herança de classe