25/04/2014 – Atualizado em 25/04/2014
Campo Grande registra 522 casos de violência contra criança e adolescente
Números da Polícia Civil são referentes ao período de janeiro até agora. Em 85% dos casos, pais e mães são apontados como os responsáveis.
Por: Pantanal News
A Polícia Civil registrou 552 ocorrências de violência contra crianças e adolescentes em Campo Grande de janeiro de 2014 até agora. Reportagem do Bom Dia MS desta sexta-feira (25) mostrou que, em 85% dos casos, pais e mães são apontados como os responsáveis pela violação dos direitos.
Essa situação reflete o resultado de uma pesquisa nacional que aponta os pais como os principais violadores dos direitos da criança e do adolescente. O levantamento, baseado em informações fornecidas pelos conselhos tutelares de todo o país, revela que, de 229.508 ocorrências de maus-tratos, agressões, abandono e abuso sexual registrados nos últimos cinco anos, em 119.002 os próprios pais foram os autores.
Segundo a titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Regina Márcia Rodrigues, em muitos casos a violência contra crianças e adolescentes está associada ao uso de drogas, álcool, problemas financeiros e falta de planejamento familiar.
Os Conselhos Tutelares em Campo Grande também registram casos de violência em que os autores são as pessoas que deveriam proteger as crianças. O da região norte da cidade, por exemplo, registrou cerca de 900 casos de violência desde o começo de 2014. De acordo com os conselheiros, em 80% das ocorrências, os pais foram os responsáveis pela violação dos direitos da criança e do adolescente.
A conselheira tutelar Ana Paula Morilhas disse que os números da violência são assustadores porque expõem a verdadeira situação de risco de muitas crianças.