17.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de julho, 2025

Contratação para UPA e regularização de imóveis em tramitação

Geral – 01/03/2012 – 07:03

A contratação de pessoal para atuar na UPA e ainda a criação do programa de regularização de imóveis começaram a ser analisadas na sessão desta terça-feira (28), à noite. Por meio de projetos de lei, o Executivo Municipal encaminhou para a apreciação dos vereadores, as duas propostas e ainda o projeto de lei de nº 06, que dispõe sobre autorização para firmar convênio com a Undime/ MS (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul). As três proposituras foram encaminhadas para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

O projeto de lei da vereadora Vera Helena que torna de utilidade pública a loja maçônica São João foi a única propositura aprovada em plenário na sessão ordinária desta semana.

No que se refere a UPA, de acordo com a mensagem da prefeita enviada à Câmara, deverão ser contratados 123 servidores, todos em caráter temporário (seis meses), até que seja possível a conclusão de concurso público que, segundo a prefeita, já está com processo administrativo em andamento.

Para iniciar atividades, a UPA ainda deverá ser equipada, com recursos da Petrobras e devem ser contratados os profissionais administrativos e da área da saúde. A Unidade de Pronto Atendimento foi construída no Parque São Carlos e deverá suprir boa parte da demanda por serviços de urgência e emergência da cidade. A UPA deve receber, principalmente, os pacientes encaminhados pelo Samu, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e será um serviço intermediário de atendimento.

As UPAs funcionam 24h por dia, sete dias da semana, e oferecem uma estrutura simplificada com: RAIO X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Outro projeto de lei, que passou a tramitar na Câmara, é o que cria o programa de incentivo à regularização de edificações que estão em desacordo com o cód.de obras, o cód.de posturas e o plano diretor de TL, ou seja, edificações que não possuem planta, alvará de construção e habite-se, ou que foram construídas em desacordo com a planta aprovada.

Entre os benefícios que estão sendo analisados pelos vereadores, está a ampliação do prazo de parcelamento para a regularização, que passa de cinco meses para dez meses. Também será concedida isenção de Imposto sobre Serviços para pensionistas e aposentados que possuem imóvel de até 90 metros quadrados e para contribuintes que têm imóvel de até 80 metros quadrados e ganham até dois salários mínimos. Poderão se regularizar todas as edificações concluídas ou aquelas que estão com 80% da obra em andamento ou paralisadas.

Já o convênio com a Undime/ MS foi encaminhado para a Casa de Leis para que sejam viabilizadas capacitações de docentes vinculados à rede municipal de ensino.

A Undime congrega todas as secretarias municipais de educação e define a política educacional em âmbito estadual, proporcionando o aperfeiçoamento e atualização de pessoal, por meio de cursos, seminários e estudos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

JSL oferece 196 vagas em Ribas do Rio Pardo, 102 delas para motoristas

Processo seletivo presencial ou online acontece em 19 de julho A JSL, maior empresa de serviços logísticos do Brasil, abriu 196 vagas em Ribas do...

Polícia apreende 70 kg de drogas em Água Clara com destino a Três Lagoas

Durante perseguição na BR‑262, agentes encontram 56 kg de pasta base e 13,8 kg de 'skunk' no veículo; identidade dos suspeitos segue sigilosa Na madrugada desta quarta-feira...

Homem com tornozeleira rompida e mais de 15 passagens é preso em Três Lagoas

Polícia Civil captura foragido de 22 anos, acusado de diversos crimes, após romper monitoramento eletrônico A Polícia Civil de Três Lagoas, por meio da Seção...