23.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Ex-prefeito de Lavínia/SP tem bens bloqueados

19/04/2014 – Atualizado em 19/04/2014

Ex-prefeito de Lavínia tem bens bloqueados

A Justiça Federal determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito de Lavínia

Por: Folha da Região

A Justiça Federal determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito de Lavínia, Salvador Cazuo Matsunaka (PSDB), para o ressarcimento de R$ 149 mil ao governo federal, correspondente a não execução de obras para tratamento de esgoto, no período em que administrou a cidade.

O bloqueio de bens, que também atinge construtora contratada pela Prefeitura de Lavínia, é decorrente de processo movido pela AGU (Advocacia-Geral da União). Segundo o órgão, o prefeito não prestou contas ao governo federal sobre a execução da obra para a qual o dinheiro foi destinado por meio de convênio.

Ainda de acordo com a AGU, o dinheiro recuperado será empregado em políticas públicas de saúde e educação. A advocacia, no entanto, não diz que isso ocorrerá no próprio município de Lavínia.

A ação de execução contra Matsunaka e a construtora por ele contratada foi proposta pela AGU após o TCU (Tribunal de Contas da União) ter identificado irregularidades quanto a verbas repassadas pelo extinto Ministério do Bem-Estar Social, por meio de convênio firmado em 1994 com o município.

Segundo a Procuradoria-Seccional da União, em São José do Rio Preto, as irregularidades foram comprovadas, uma vez que ficou constatada a execução apenas parcial das obras. Além disso, segundo acórdão do TCU, o ex-prefeito omitiu informações sobre a aplicação dos recursos no empreendimento.

Procurado pela Folha da Região na quinta-feira, 17, Matsunaka não foi encontrado para falar da condenação.

Matsunaka acompanhando recente visita do governador na região de Andradina/SP. Foto: reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

FAKE NEWS: Radialista é dado como morto em Três Lagoas

Na noite deste sábado (27), o radialista do grupo de Comunicação Caçula FM, Benê Soares, foi vítima de uma 'fake news' em Três Lagoas. Informações...

Domingo tem previsão de sol e probabilidade de chuvas no Centro-Oeste de MS

Com temperaturas acima da média e baixa umidade relativa do ar, este domingo (28) encerra a semana com previsão de sol e pouca nebulosidade...

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...