35.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de maio, 2024

Senado aprova lei sobre tributos de lucros

18/04/2014 – Atualizado em 18/04/2014

Por: Folha Press

Os senadores aprovaram nesta terça-feira (15) a nova legislação sobre tributos de lucros de multinacionais brasileiras no exterior. As novas regras fazem parte da Medida Provisória 627, editada pelo governo no ano passado e transformada agora em lei. Não houve alterações no texto encaminhado pelos deputados no dia 2 de abril. Qualquer modificação de conteúdo obrigaria a MP a voltar à Câmara para nova votação. Se isso ocorresse, ela acabaria perdendo a validade, já que o prazo limite para conversão em lei era o dia 21 de abril. Entre as mudanças trazidas pela nova lei, estão a possibilidade de pagamento do imposto devido em até oito anos e a permissão para a consolidação dos resultados obtidos em diferentes subsidiárias.
Ficou mantida, contudo, a alíquota total de 34% de impostos sobre o lucro obtido no exterior, uma das mais altas do mundo.

Refis

O texto prevê ainda a reabertura do Refis, o programa de parcelamento de dívidas do governo, e altera as regras de contabilidade das empresas ao colocar fim ao chamado Regime Tributário de Transição, o RTT, vigente desde 2008. O senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da MP no Congresso, afirmou que, por conta da dificuldade de prazo, não houve debate com o governo sobre as emendas feitas ao texto na Câmara. Elas foram mantidas pelo Senado, mas ele alertou que podem ser vetadas pela presidente Dilma Rousseff.

Entre elas, está a ampliação do alcance do Refis, que passará a considerar dívidas vencidas até junho do ano passado. Antes, o programa previa débitos acumulados somente até 2008.
Os deputados também modificaram as condições para seguradoras, bancos e das multinacionais, que passaram a poder incluir dívidas até dezembro de 2013. Antes, podiam apenas débitos até dezembro de 2012. Nesse caso, no entanto, o governo já havia sinalizado acordo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Resolução proíbe evangelismo em presídios e deputados reagem: “Perseguição religiosa”

 Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), ligado ao Ministério da Justiça, publicou uma resolução que proíbe o evangelismo em presídios, na segunda-feira...

Polícia Penal treina Plano de Defesa para enfrentar situações de risco e proteção de perímetro em penitenciária

Com ênfase no aperfeiçoamento dos policiais penais e no reforço da segurança externa das unidades penais de Mato Grosso do Sul, a Sejusp (Secretaria...

Jads & Jadson falam com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

A dupla, que abriu o "13° Torneio de Pesca Esportiva" da APETL, conversou com a reportagem da Rádio Caçula antes de subirem ao palco, no Balneário Municipal.