26 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

iPhone nacional mantém preço e governo diz que não pode fazer nada

Economia – 29/02/2012 – 12:02

Desde novembro, a Foxconn, montadora de aparelhos móveis da Apple, tem autorização para produzir iPhones no Brasil com incentivos fiscais. Mas, mesmo tendo o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido de 15% para 3%, com a inclusão do smartphone no Processo Produtivo Básico (PPB), o iPhone 4 ainda não teve o preço reduzido: e o governo diz que não há perspectiva de que isso aconteça. Segundo o jornal O Globo, o secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgílio Almeida, a contrapartida da empresa é de investimento de 4% do lucro líquido em pesquisa e desenvolvimento, mas não há obrigação de redução de preço final ao consumidor. O iPhone 4 de 8GB fabricado no Brasil teria preços de até R$ 1.799, segundo o jornal.

Para Almeida, os preços do smartphone ainda estão altos porque a produção recém iniciou, e devem apresentar queda nos próximos meses, também devido à chegada de mais aparelhos concorrentes no mercado. Segundo O Globo, o secretário do MCTI indicou a chegada dos primeiros iPhones brasileiros às lojas um pouco antes do Natal, a R$ 1,6 mil. Mas mais importante do que o preço que o consumidor pagará pelos dispositivos – a Foxconn ganhou incentivo, em janeiro, para fabricar o iPad no País -, de acordo com Almeira o benefício concedido trará como principal consequência positiva a criação de cerca de 1,3 mil empregos qualificados, e permitirá absorção de tecnologia pelo Brasil.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Lei: Sancionada divulgação do Protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul

Lei 6.445/2025 determina a divulgação do protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.