13/04/2014 – Atualizado em 13/04/2014
Nasce primeiro filhote de cachorro clonado no Reino Unido
Por: Correio do Estado
O nascimento do primeiro cão clonado do Reino Unido foi a grande atração da noite de quarta-feira (9) no canal britânico “Channel 4”. A cadelinha da raça Dachshund, batizada de Winnie, nasceu no último dia 30 após um procedimento que custou 72,7 mil euros (cerca de R$ 220 mil).
A filhote, da raça “Dachshund” (salsicha), é fruto de uma clonagem que foi oferecida como parte de uma premiação. Na ocasião, após ter vencido um concurso de cães, a proprietária do animal ganhou a chance de clonar sua cachorra de 12 anos de idade gratuitamente.
Segundo o jornal “Daily Mirror”, a clonagem foi realizada a partir de uma amostra do tecido de Winnie, a qual foi armazenada em nitrogênio líquido e enviada para Seul na Coréia do Sul onde ocorreu seu desenvolvimento.
Opiniões contrárias
O professor Ian Wilmut, responsável pela clonagem da ovelha “Dolly” – o primeiro mamífero clonado do mundo, em 1996, sacrificado em 2003 após sinais de uma doença pulmonar progressiva – disse ao Chanel 4 que acredita que os donos de cães clonados vão se decepcionar, já que grande parte da personalidade do cachorro provém da maneira como eles são tratados. Wilmut também destacou que “não teria um [cachorro clonado]”.
A cirurgiã veterinária Elaine Pendlebury destacou que a clonagem “não é uma maneira adequada” de encarar a perda de um animal de estimação.”É importante lembrar que manipular um DNA idêntico não leva a um filhote idêntico”, afirmou Elaine. Segundo a especialista, “um filhote clonado poderia ter um aspecto idêntico ao original, mas, ainda sim, sua personalidade seria diferente, já que esta se desenvolve a partir das experiências vitais, como o adestramento e a socialização”.
