26.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Brasil teve 136 agressões a jornalistas no ano passado

09/04/2014 – Atualizado em 09/04/2014

Por: Folha da Região

No ano em que os protestos populares tomaram as ruas do Brasil, as agressões a jornalistas no País cresceram 232%, segundo o Conselho de Defesa da Pessoa Humana (CDPH), do governo federal. Enquanto em 2012 houve 41 casos de violência, em 2013 o número saltou para 136.

O estudo foi apresentado nesta terça-feira (8) no seminário “Liberdade de Expressão e Poder Judiciário”, no Rio. Segundo Tarciso Jardim, do CDPH, a alta em 2013 se deveu principalmente aos protestos iniciados em junho. Ele defendeu a criação de um protocolo policial para evitar agressões a jornalistas por parte da polícia como para protegê-los de ataques de manifestantes.

Segundo o levantamento, desde 2009 o Brasil registrou 321 casos de violência contra jornalistas e comunicadores, com 18 assassinatos. Para Guilherme Canela, assessor regional da Unesco, a agressão a jornalistas é um ataque à liberdade de expressão: “Se o cidadão percebe que nem os jornalistas estão protegidos, ele imagina que ele também não está, bem como o seu direito de se expressar”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Show Florestal 2025 reforça protagonismo do Vale da Celulose em MS’, afirma Jaime Verruck

Evento em Três Lagoas destaca avanços do setor florestal, que movimenta bilhões em investimentos e consolida o estado como líder mundial na produção de celulose

Golpe do Mounjaro a R$ 90 faz vítimas em Mato Grosso do Sul

Site falso promete medicamento popular para emagrecimento com desconto e engana consumidores que fazem Pix e não recebem o produto

Garoto de 11 anos sofre queda de moto em frente a escola no Interlagos

Criança foi socorrida pelo SAMU após bater a cabeça no chão