27.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Feministas distribuem alfinetes para mulheres contra ‘encoxador’ no Metrô

04/04/2014 – Atualizado em 04/04/2014

Por: G1

Feministas do movimento Mulheres em Luta distribuíram alfinetes para mulheres contra “encochadores” no Metrô de São Paulo na manhã desta sexta-feira (04).

O objeto foi distribuído com a mensagem “Não me encocha que eu não te furo”, lema da campanha.

A campanha “Não me encocha que eu não te furo” quer dar “condições mínimas para que as mulheres se protejam em casos de abuso”, segundo as organizadoras do movimento.

O Metrô informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o movimento não tem vínculo com a companhia. Ainda de acordo com o Metrô, a distribuição foi na área externa da estação Capão Redondo, na Zona Sul, e não interferiu em nada a circulação da Linha 5-Lilás e o funcionamento da estação.

“Encochadores”

A Polícia Civil de São Paulo está investigando a ação de criminosos que, além de abusar e assediar mulheres no transporte público, filmam, fotografam e divulgam imagens na internet. Até o dia 20 de abril, 17 suspeitos de abuso no Metrô e nos trens haviam sido presos.

O fenômeno, conhecido como “fotteurismo” (ato de esfregar-se em outra pessoa), é chamado nas comunidades investigadas pelos termos “encochadas” e “encochadores”.

Para praticar o crime, homens usam telefones celulares, máquinas fotográficas e até microcâmeras escondidas para registrar o abuso contra as vítimas dentro de ônibus, e dos vagões e plataformas do Metrô e trens lotados. O objetivo é encostar ou exibir o órgão sexual masculino no corpo feminino, principalmente nádegas e seios.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avião de Lauana Prado realiza pouso de emergência após voo

Apesar da gravidade da situação, ninguém da tripulação ou da equipe de Lauana se feriu

Moraes mantém condenação de mulher que pichou estátua no 8 de Janeiro

Cabeleireira foi condenada a 14 anos de prisão por participar dos atos O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira...

Ciclone extratropical: MS pode registrar temporal nesta semana

Ciclone extratropical que começou no norte da Argentina chega a Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (19) Depois de semanas marcadas por um...