20.2 C
Três Lagoas
sábado, 23 de agosto, 2025

Água do Cantareira chega ao fim em julho

03/04/2014 – Atualizado em 03/04/2014

Hoje, o Cantareira opera com 13,3% de sua capacidade, o menor nível da história

Por: Band

A baixa incidência de chuvas nos meses de fevereiro e março deve resultar no “colapso” do Sistema Cantareira em julho. A previsão é parte do estudo técnico realizado pelo Grupo Técnico de Gestão do reservatório, formado pela ANA (Agência Nacional de Água) e pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Em fevereiro, o levantamento apresentado apontava que, no melhor cenário, o Cantareira chegaria a dezembro com 21% de sua capacidade. No pior, a água chegaria ao fim em agosto.

A antecipação do colapso ocorre, segundo o documento, por conta da diferença cada vez maior entre o volume de água que entra no Cantareira e o destinado ao consumo de 15 milhões de pessoas na Grande São Paulo e em municípios do interior do Estado.

O relatório aponta que esse déficit é de 10 metros por segundo, o que representa uma diferença de 26,8 milhões de metros cúbicos por mês. Essa vazão é três vezes maior do que o volume usado para abastecer Campinas.

Desde 2009, o governo estadual já conhece o déficit do Cantareira. Ou seja, sai mais água do que entra no sistema. Um relatório apresentando à época por técnicos da Sabesp alertava para a necessidade de se buscar alternativas para o Cantareira e não contar apenas com as chuvas do verão.

Situação do reservatório
Hoje, o Cantareira opera com 13,3% de sua capacidade, o menor nível da história. As três principais represas que compõem o reservatório (82% da vazão) chegaram ontem a 6% de volume útil.

Socorro
O governo do estado promete iniciar, a partir de maio, a retirada da água do “volume morto” (água abaixo do nível de captação) do Cantareira. A previsão é de que sejam retirados 200 bilhões de litros dos 400 bilhões disponíveis. A captação custará R$ 80 milhões.

Em relação às críticas do governo do Rio de Janeiro ao projeto de transposição de água do Rio Paraíba do Sul, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse ontem que é preciso deixar de “lado as paixões políticas e ter um espírito de estudo”.

De acordo com o governador, o Rio não perderá nada com a transposição, já que a ANA (Agência Nacional de Águas) regulará a medida.

SP teve o verão mais quente de 2014

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Violência contra a mulher é questão de comportamento, não de cultura”, afirma Manuela Nicodemos

Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres destacou avanços no fortalecimento da rede de atendimento e anunciou novas ações de programa, voltadas à prevenção e enfrentamento do feminicídio

Homem é preso ao tentar furtar cilindro de gás em posto desativado no centro de Três Lagoas

Durante a abordagem, militares descobriram que o suspeito também tinha um mandado de prisão em aberto

Feira de artesanato movimenta a 35ª Festa do Folclore de Três Lagoas

Artesãos locais apresentam pelúcias e bonecas feitas à mão durante o evento cultural