21.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 21 de outubro, 2025

Carlos Terena destaca a V Semana do Índio

03/04/2014 – Atualizado em 03/04/2014

Carlos Terena destaca importância da V Semana do Índio em MS

Por: Assessoria

Este ano, o tema para a V Semana do Índio no Estado será “A Importância do Esporte na Manutenção da Cultura e dos Costumes dos Povos Indígenas”. O evento é realizado pela Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (COPAI) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e acontece entre os dias 24 e 26 de abril, em Campo Grande.

A semana tem início no dia 24, com a palestra de abertura “O Índio na História”, ministrada pelo doutor e professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Neimar Machado de Sousa. Os palestrantes no dia 25 serão os idealizadores dos Jogos Indígenas, os irmãos Marcos Terena e Carlos Terena.

Para Carlos Terena, o esporte aproxima as pessoas e, segundo ele, essa foi a ideia desde o primeiro jogo realizado em 1996 na cidade de Goiânia. “O esporte indígena está ligado à três vertentes: social, cultural e espiritual. Passei a estudar essa conexão e percebi que cada povo tem sua língua, sua música e seus costumes. Então, nasceu esse encontro, com o objetivo de reunir todas essas famílias, não para competirem, mas para celebrarem”, comenta.

A Violência à Mulher Indígena também será abordado no encontro com a palestra, no dia 25, às 19h30, com a promotora Ana Lara de Castro. Para encerrar as atividades, o dia 26 contará com atividades como futebol, feira de artesanato e culinária e exposição do filme “Xingu”. O evento é gratuito e acontece na sede da OAB/MS de Campo Grande, na Avenida Mato Grosso, 4700.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mulher é presa em flagrante por matar companheira de 46 anos no Chácara Imperial

Solene Aparecida Ferreira Corrêa morreu após discussão motivada por ciúmes e questões financeiras, onde já havia sofrido agressões anteriores e suspeita do crime usava tornozeleira eletrônica.

Aos 62 anos, Valmir mantém viva a arte de engraxar sapatos nas ruas de Três Lagoas

Hoje, são poucos os engraxates que ainda exercem o ofício, Valmir é um exemplo de resistência Em tempos de modernidade e rotinas apressadas, algumas profissões...

Três Lagoas, a Cidade da Manga, recebe I Seminário Estadual da Manga

Ação da SEINTRA visa melhorar as condições de tráfego e garantir a limpeza das vias do distrito.