Internacional – 28/02/2012 – 15:02
O novo tumor descoberto no presidente da Venezuela, Hugo Chávez, já foi completamente removida, segundo informou nesta terça-feira o vice-presidente venezuelano, Elías Jaua, ao Parlamento. A cirurgia ocorreu em Havana, capital de Cuba, durante a última noite. O governo venezuelano confirmou que o líder político do país passa bem.
O vice-presidente leu um comunicado diante da Assembleia Nacional dando detalhes sobre a cirurgia para retirar um tumor cancerígeno da pélvis do presidente e informou que o resultado foi “satisfatório”. Segundo Jaua, o presidente venezuelano, que está com 57 anos, estava em condições físicas favoráveis à nova operação e manteve contato direto com o governo do país, na capital Caracas.
Jaua ressaltou que toda a operação ocorreu como previsto e que houve a uma “total extração” da lesão pélvica, que surgiu nona mesma região da qual foi extraído um tumor cancerígeno em 2011. “Não houve complicações relacionadas com órgãos locais, o pós-operatório imediato foi estável e sem complicações sistêmicas”, afirmou o vice-presidente de acordo com o jornal venezuelano El Universal. Agora o líder da Venezuela passa por um plano de recuperação física e por novos exames para uma nova avaliação sobre a lesão.
Povo comemora sucesso na operação
Durante a noite desta segunda-feira, diversas pessoas manifestaram seu apoio por Hugo Chávez pela Venezuela. Cartazes de apoio e músicas foram entoadas pelo líder socialista. Com a notícia da extração total do novo tumor, passada pelo vice-presidente do país, os simpáticos à Chávez se aliviaram e começaram a comemorar.
No micro-blog Twitter, muito usado pelo presidente venezuelano, diversas pessoas demonstram seu carinho e alegria pelo resultado da operação em Cuba.
Fonte: SRZD