28/03/2014 – Atualizado em 28/03/2014
A cada semana, 12 menores desaparecem no Mato Grosso do Sul.
Cuidado permanente com crianças é uma das recomendações da Polícia Civil
Por: Correio do Estado
Estatísticas da Polícia Civil, baseadas no sistema de informações Sigo, apontam que 12 crianças e adolescentes desaparecem por semana em Mato Grosso do Sul. Entre 1º de janeiro de 2012 e 24 de março deste ano, foram 1.308 boletins de ocorrência de desaparecimento de menores de idade, 87,6% deles envolvendo meninos e meninas na faixa etária acima de 12 anos.
Adolescentes de 12 a 17 anos de idade, de ambos os sexos, formam o perfil mais comum de desaparecidos atendidos pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) de Campo Grande. De acordo com a delegada titular Regina Mota, somente no primeiro bimestre deste ano, foram atendidos 28 casos de desaparecimento na Capital. Em todos eles, os menores foram localizados e voltaram para suas famílias. “Em nenhum deles foi constatada ação criminosa de terceiros”, destacou.
A Depca registrou ainda outros 53 casos de abandono do convívio familiar, que inicialmente chegaram à delegacia sob denúncia da família de que o adolescente havia desaparecido de casa. Em pelo menos três casos, os adolescentes foram encaminhados para abrigos, após ser constatado que estavam em situação de violência.
