27/03/2014 – Atualizado em 27/03/2014
Fiscalização em aeroportos de MS constata irregularidades em aviões
Conforme a Anac, até o fim da manhã de ontem (26), sete aeronaves haviam sido notificadas.
Operação em conjunto com a Força Aérea termina nesta quinta-feira.
Por: G1 MS
Fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Força Aérea Brasileira (FAB) em três aeroportos de Mato Grosso do Sul constatou irregularidades em sete aeronaves particulares de um total de 86 monitoradas até 13h desta quarta-feira (26). Até a publicação desta reportagem, o resultado completo da ação não havia sido contabilizado.
Do total de aviões fiscalizados pela manhã, 33 foram em voo e 10 em solo. No primeiro caso, três apresentaram irregularidades relacionadas no plano de viagem. “Ele [piloto] coloca no plano de voo que vai para um local e vai para outro”, disse ao G1 o responsável pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Força Aérea, o coronel Luiz Ricardo de Souza Nascimento.
Segundo ele, cada situação é avaliada por uma junta de julgamento. Como punição, pode haver suspensão da aeronave.
Já entre os aparelhos vistoriados em solo, foram flagrados pela Anac problemas mecânicos, como vazamento de óleo, e de documentação, como comprovante do seguro. Nesses casos, a aeronave fica impedida de voar até a regularização e o responsável, sujeito a multas que podem chegar a R$ 50 mil. O piloto também pode ser responsabilizado.
O piloto Waldemar Sebastião de Mesquita, 62 anos, foi abordado pelos fiscais durante a operação. Ele pousou no Aeroporto Internacional de Campo Grande por volta das 17h vindo de uma fazenda em Miranda. Ele conta que é profissional há cerca de 40 anos e aprova a iniciativa. “Eles estão certo. Isso é bom para nós, para a nossa segurança”.
No caso da aeronave pilotada por Mesquita, a irregularidade encontrada, segundo a Anac, foi a falta de seguro. Diante disso, o avião só volta a voar quando o documento for providenciado.
Conforme a Anac, passam diariamente no Aeroporto Internacional de Campo Grande de 120 a 150 voos, entre comerciais e particulares. Fevereiro fechou com 3.605. Há no Mato Grosso do Sul 737 aeronaves.
Trabalho
A operação Voe Seguro é realizada simultaneamente em 13 aeroportos de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. A ação termina hoje, quinta-feira (27) e, no estado, foram fiscalizados aviões particulares que pousaram e/ou decolaram do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Teruel e Estância Santa Maria.
A operação integra o trabalho iniciado em janeiro de 2013. A ação nos aeroportos de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul é a quinta já promovida pelos órgãos de aviação. A blitz já foi realizada no Rio de Janeiro, Angra dos Reis, São Paulo, Amazonas e Pará.
