24.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Órgãos de trânsito são alvos de reclamações por demora em oferecer curso MOPP

27/03/2014 – Atualizado em 27/03/2014

Um motorista está indignado com a demora do SEST SENAT e DETRAN em oferecer curso de especialização.

Por: Redação

Na manhã dessa quinta-feira (27) o motorista Rafael de Jesus Barbosa, de 28 anos, procurou a Rádio Caçula para fazer uma reclamação referente a falta de um curso de especialização essencial ao profissional da área de transporte, cujo o SEST SENAT (Serviço Nacional de Trânsito e Serviço Nacional de aprendizagem do Transporte) e o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de Três Lagoas seriam os responsáveis pelo oferecimento.

Segundo Barbosa há alguns anos empresas profissionalizantes ofereciam um curso chamado MOPP – Movimentação operacional de Produtos Perigosos. O curso é uma especialização para motoristas que querem trabalhar com transporte coletivo, transporte de produtos perigosos, conduzir carretas e também é específico para quem quer se tornar moto-taxista. Mas desde que o SEST SENAT foi inaugurado, o DETRAN proibiu outras empresas e auto-escolas de oferecerem o curso, já que o mesmo seria oferecido pelo SEST SENAT.

De acordo com o motorista, as aulas não foram iniciadas e quando os interessados entram em contato com o SEST SENAT por telefone, recebem informações de valores, mas quando perguntam sobre data de início do curso não obtém informações conclusivas.

Rafael Barbosa se sente prejudicado já que muitas ofertas de emprego exigem que o motorista tenha formação no MOPP. Para ele, a demora e a falta de informações são um desrespeito com aqueles que necessitam do curso. Ele e muitos amigos já perderam oportunidades de trabalho por não terem a formação MOPP no currículo.

O motorista também diz que conhece donos de auto-escolas que desejam oferecer o curso, tem estruturação, alunos interessados, mas não recebem a autorização do DETRAN necessária para dar as aulas.

Ele afirma que com a estrutura que o SEST SENAT possui, seria possível oferecer aulas semanais.

Procurado pela Rádio Caçula, o SEST SENAT esclareceu que existe uma previsão de início do curso para abril desse ano. Informou também que a mensalidade será de R$190,00 reais, porém, não divulgaram o número de pessoas interessadas.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Arauco reforça compromisso com agenda climática na COP 30

Companhia projeta futuro sustentável e apresenta case que reforça a bioeconomia como solução climática, em nível global.

Mulheres são presas por tráfico de drogas durante operação pela Força Tática

Ação da Força Tática no Condomínio Bem-te-vi apreendeu quase 70 gramas de crack, onde as suspeitas, de 19 e 26 anos, confessaram o crime.

Juscimara Silvia: Uma guerreira três-lagoense na medicina

​A história de Juscimara Silvia, nascida em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, é um brilhante exemplo de força, determinação e da crença inabalável...