18.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 8 de agosto, 2025

Calouro abandona curso de medicina após trote violento no interior de SP

25/03/2014 – Atualizado em 25/03/2014

Estudante da Famerp foi encontrado inconsciente e seminu à beira da piscina em clube de São José do Rio Preto; sobre o seu corpo, havia vômito e urina

Por: MSN

Um calouro da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) abandonou a escola após ser hostilizado em trote violento. Luiz Fernando Alves, de 22 anos, sofreu ferimentos físicos, perdeu a consciência e foi encontrado seminu, na beira da piscina de um clube de Rio Preto, onde era realizada a Festa do Bicho, na noite de terça-feira, 18. A Famerp é uma instituição pública, gratuita e administrada pelo governo estadual de São Paulo.

Alves denunciou à polícia que foi obrigado, junto com outros alunos, a consumir bebida alcoólica e a ficar de joelhos, enquanto veteranos despejavam cerveja gelada em seu corpo, batendo com as garrafas em sua cabeça. Foi empurrado e agredido com socos e pontapés, enquanto urinavam e vomitavam em seu corpo. As agressões foram tantas que perdeu os sentidos e, quando acordou, estava seminu, na beira da piscina, com o corpo coberto por vômito e urina. Segundo Alves, além dele, outros rapazes e moças sofreram as mesmas agressões.

No dia seguinte, ao comentar que reclamaria com o diretor da faculdade, começou a receber ameaças de morte, o que o fez abandonar a faculdade e voltar para Contagem (MG), onde moram seus familiares. Antes de partir, na sexta-feira, 21, ele fez um Boletim de Ocorrência denunciando as agressões.

“Meu filho sofreu ferimentos na coxa, na mão e no rosto e teve uma das orelhas cortada”, contou nesta segunda-feira, 24, a mãe de Luiz, Flordelice Hudson. “Ele está em consulta com o psicólogo agora, está com muito medo”, disse. “Não queremos que os alunos sejam punidos, que eles terminem o curso deles. Só queremos que meu filho seja transferido para outra escola”, contou. Segundo Flordelice, a família não quer que o jovem retorne a Rio Preto. “Não sabemos o que pode acontecer se ele voltar.”

“Meu filho passou quatro anos estudando para o vestibular e estava feliz porque a escola é gratuita e não temos dinheiro para pagar ensino particular”, diz. “Ele não tem pai com dinheiro não, aqui somos eu, ele e o irmão dele, que é deficiente”, acrescentou Flordelice, que é pensionista há seis anos, desde que o pai de Luiz morreu.

Em nota, a Famerp informou que abriu sindicância e que vai punir assim que identificar os alunos responsáveis pelos trotes. O delegado do 5º Distrito Policial, Airton Douglas Honorário, disse que estava à espera do Boletim de Ocorrência para iniciar a apuração do caso, que deve ser apurado como lesões corporais.

*CORREÇÃO: A Famerp não é vinculada à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), como divulgado anteriormente. A instituição tem o mesmo vestibular que a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

Estudante de Medicina abandonou seu curso por causa do trote violento que sofreu

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dentista de Três Lagoas celebra conquista histórica

Maria Fernanda Martins Ortiz Posso será a primeira mulher sul-mato-grossense na Academia Brasileira de Odontologia e compartilha trajetória em entrevista ao Jornal da Manhã

Homem é preso em flagrante após ameaçar matar esposa e sogra em Água Clara

Sogra procurou a polícia com áudios de WhatsApp em que o suspeito dizia que ‘daria um tiro’ na companheira, onde prisão ocorreu durante operação

Delegada ministra palestra sobre violência doméstica a colaboradores da Suzano em Três Lagoas

Ação de conscientização, realizada no "Agosto Lilás" destaca tipos de violência, canais de denúncia e o papel da sociedade no enfrentamento ao problema