16.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de agosto, 2025

Poço do Palmito rompe e mais de 200 metros cúbicos de água são jogados na natureza

19/03/2014 – Atualizado em 19/03/2014

O risco de acidente também é grande na área habitada por moradores que residem na área rural daquela região, devido o risco de rompimento da estrutura por completo e assim, provocar fortes estragos com a força da água

Por: Marco Campos

Na mesma semana em que os três-lagoenses puderam expor suas indignações ao presidente da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), José Carlos Barbosa, durante uma reunião pública realizada na noite desta segunda-feira (17) na Câmara Municipal, uma nova “Bomba” contra e empresa foi descoberta com exclusividade pela reportagem investigativa da Rádio Caçula na tarde desta quarta-feira (19).

Uma equipe se dirigiu até o ponto onde está instalado o “Poço do Palmito”, às margens da BR-158, distante 08 km de Três Lagoas no sentido o município de Brasilândia-MS e fez um flagrante surpreendente.

Sem comunicar os riscos e o desperdício de água a população de Três Lagoas, funcionários da Sanesul foram enviados ao local para tentar coibir a vazão da água. Cordas foram amarradas na estrutura do poço para inibir o vazamento, considerado de grande volume.

Exemplo disto – conforme mostram as imagens – maquinários da empresa foram ao local e instalaram como “Quebra Galho” um cano sob a estrada que havia sido danificada pela água.

O volume de água é jogado livremente na natureza, chegando a formar uma grande erosão com vários metros de profundidade. Nenhum comunicado oficial foi feito pelo presidente da Sanesul durante sua visita a Três Lagoas e nem mesmo um com comunicado foi emitido pela empresa para as autoridades e a população da Cidade.

Com estas imagens de descaso com o Meio Ambiente, no próximo sábado (22), autoridades estarão comemorando em Três Lagoas ” O Dia Mundial da Água”, anualmente marcado no dia 22 de março.

O risco de acidente também é grande na área habitada por moradores que residem na área rural daquela região, devido o risco de rompimento da estrutura por completo e assim, provocar fortes estragos com a força da água que deverá atingir as casas da localidade.

O “Poço do Palmito” que está a uma profundidade de 5 mil metros, com vazão aproximada de 200 metros cúbicos por hora, se mostra sem qualquer tipo de investimento em suas instalações desde sua abertura. Ferrugens e vasta sujeira tomam conta do espaço, conforme as imagens.

A descoberta do aqüífero termal ocorreu por acaso, durante prospecção de petróleo há anos pela Petrobrás e sob concessão da SANESULe apesar de todas as especulações, ainda não tem data definida para seu fechamento.





https://youtube.com/watch?v=9AwWJwKdjyM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo