31.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de setembro, 2025

Mães vão avaliar o atendimento do SUS

Saúde – 27/02/2012 – 17:02

As gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que tiveram seus bebês no mesmo mês serão procuradas por telefone pela Ouvidoria Nacional do órgão para que avaliem o serviço recebido no pré-natal, parto e pós-parto. A medida consta da Portaria 113, publicada nesta segunda-feira (27) pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União. Projeto piloto foi realizado em novembro passado pelo SUS de Porto Alegre (RS).

O secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, afirmou que a ação é inédita e faz parte da estratégia da Rede Cegonha, lançada ano passado pelo governo federal. “O preenchimento do campo “telefone”, na Autorização de Internação Hospitalar (AIH), ajudará a analisar o serviço com objetivo de melhorar a assistência à saúde”, destaca o secretário.

A partir dos resultados da pesquisa de satisfação, o Ministério também vai gerar relatórios de avaliação do atendimento e enviar aos gestores locais. “A intenção é identificarmos pontos que precisam ser melhorados”, detalhou Magalhães.

O telefone da ouvidoria foi simplificado: os antigos dez dígitos foram substituídos pelo 136, de fácil memorização e uso pela população. O serviço é gratuito, de telefone residencial, público ou celular.

Fonte: Rede Brasil Atual

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Covid-19 e outros vírus elevam casos de SRAG em dez estados, alerta Fiocruz

Aumento nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave atinge principalmente as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste

Jovem motociclista morre em acidente envolvendo caminhão na BR-262

Tragédia ocorreu próximo no anel viário; corpo foi levado ao IML e PRF registrou ocorrência

Bebê é morto pela própria mãe no Paraguai, e caso repercute na imprensa de MS

Tragédia em Ñemby, no Paraguai, ganha destaque na imprensa sul-mato-grossense devido à proximidade de fronteira