27.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 9 de junho, 2026

Analistas reduzem estimativa de inflação brasileira para 2012

Geral – 02/01/2012 – 15:01

A inflação brasileira em 2012, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), será de 5,32 por cento, segundo prognóstico de analistas do mercado financeiro, divulgada hoje pelo boletim Focus.

A publicação semanal do Banco Central detalha que esta é a quinta semana consecutiva em que os especialistas reduzem sua estimativa sobre o IPCA para este ano recém iniciado.

No entanto, pela terceira vez sucessiva, os especialistas aumentaram a inflação para 2011 e fixaram-na agora em 6,55 por cento, 0,05 por cento superior à cota máxima estabelecida como meta oficial, que tem média em 4,5 por cento e um intervalo de tolerância de mais ou menos dois pontos percentuais.

Na próxima sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelará os dados oficiais sobre o IPCA do país em 2011.

Meios da imprensa brasileira mencionam que com a inflação oficial ultrapassando o limite máximo da meta, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, terá que justificar e explicar os motivos desse aumento em carta aberta ao ministro da Fazenda. Isso já ocorreu em 2001, 2002 e 2003.

Fonte: Hoje

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Tragédia na BR-158: acidente frontal mata duas pessoas

Um grave acidente na BR-158, em Aparecida do Taboado, município localizado a cerca de 179 quilômetros de Três Lagoas, resultou na morte de duas...

Execução de idoso dentro de casa no bairro Guanabara ainda é investigada pela Polícia Civil

José Bernardino, de 82 anos, foi morto enquanto dormia em sua residência, onde crime segue sem suspeitos presos e investigação busca descobrir envolvidos no caso

Presidente do Sindicato Rural destaca crescimento e expectativa para a 48° EXPOTRÊS

Bruno Ribeiro destacou os investimentos na programação técnica, a valorização das tradições do campo, os dias de campo, palestras especializadas e a expectativa de receber até 20 mil visitantes por dia do evento