31.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 8 de maio, 2025

Analistas reduzem estimativa de inflação brasileira para 2012

Geral – 02/01/2012 – 15:01

A inflação brasileira em 2012, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), será de 5,32 por cento, segundo prognóstico de analistas do mercado financeiro, divulgada hoje pelo boletim Focus.

A publicação semanal do Banco Central detalha que esta é a quinta semana consecutiva em que os especialistas reduzem sua estimativa sobre o IPCA para este ano recém iniciado.

No entanto, pela terceira vez sucessiva, os especialistas aumentaram a inflação para 2011 e fixaram-na agora em 6,55 por cento, 0,05 por cento superior à cota máxima estabelecida como meta oficial, que tem média em 4,5 por cento e um intervalo de tolerância de mais ou menos dois pontos percentuais.

Na próxima sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelará os dados oficiais sobre o IPCA do país em 2011.

Meios da imprensa brasileira mencionam que com a inflação oficial ultrapassando o limite máximo da meta, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, terá que justificar e explicar os motivos desse aumento em carta aberta ao ministro da Fazenda. Isso já ocorreu em 2001, 2002 e 2003.

Fonte: Hoje

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas inicia eleições do Parlamento Jovem com ampla participação estudantil

Nesta quinta-feira (8), teve início em Três Lagoas a eleição que vai definir os 15 primeiros jovens vereadores do programa Parlamento Jovem. A iniciativa...

SIG apreende adolescente traficando em bar na região do Novo Oeste

Jovem de 17 anos foi flagrado com porções de crack, cocaína e maconha prontas para venda, onde anotações do tráfico e dinheiro também foram apreendidos.

‘Rota da Celulose’ é leiloada por 30 anos com promessa de investimentos na casa dos R$ 10 bilhões

Consórcio K&G venceu leilão nesta quinta-feira, 08, com maior desconto tarifário e administrará mais de 870 km de rodovias estaduais e federais estratégicas para o escoamento da produção em Mato Grosso do Sul.