14/03/2014 – Atualizado em 14/03/2014
Com apoio da Fibria, Selvíria recebe as ações do projeto Parceria Votorantim pela Educação
As ações de mobilização social terão como tema: “A cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”
Por: Assessoria
Com o objetivo de reforçar o valor da educação e a responsabilidade de toda a sociedade perante o tema, a o projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) inicia o ciclo de atividades do ano, com ações de mobilização social que serão norteadas pelo mote “A cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”.
Este ano, 15 cidades, incluindo Selvíria, em 12 Estados, participam das atividades desenvolvidas pelo projeto Parceria Votorantim pela Educação.
O intuito é engajar as comunidades locais para criação de um território educativo, a partir de ações com diversos setores da sociedade, entre os quais, professores, alunos, moradores, comerciantes, família e poder público, já que todos desempenham papel importante dentro da comunidade educativa.
“O desafio é melhorar a integração entre cidade e escola na busca por uma educação de qualidade para crianças e jovens”, declarou Mariana Franco, coordenadora dos programas de Educação, Trabalho e VIA, do Instituto Votorantim.
A cada ano, o programa é dividido em quatro ciclos. Em 2014, foram definidos os respectivos assuntos como frentes de mobilização: ciclo 1 – Concurso Tempos de Escola: o que a cidade pode ensinar; ciclo 2 – como a família pode ensinar suas crianças e jovens a partir das suas vivências?; ciclo 3 – como a comunidade pode contribuir com a cidade que também ensina? e ciclo 4 – comunidade e escola: todos juntos por uma cidade que também ensina.
Além disso, o PVE buscará estratégias para atuar de forma articulada, em parceria com gestores da Secretaria Municipal de Educação e gestores escolares. Essa frente de gestão terá um reforço, ganhando um caráter de formação, com maior carga horária para encontros presenciais e acompanhamento à distância, que visa elaboração de um plano de gestão educacional no município.
“Antes, apoiávamos apenas a gestão pública. Agora, assumimos um caráter mais formativo, que vai abranger também os gestores escolares. A ideia é contribuir para transformar os espaços escolares em verdadeiros ambientes de convivência e aprendizagem”, destacou Mariana Franco.
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é o agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade e para os negócios. O Instituto orienta as empresas do Grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, trabalho, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Em 2013 foram investidos 61,5 milhões de reais em 249 projetos, de 149 municípios brasileiros, que beneficiaram mais de 452 mil pessoas. Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e twitter.com/instvotorantim.
Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de seis Estados brasileiros.
