26.2 C
Três Lagoas
sábado, 26 de julho, 2025

Apontado como líder do PCC, Marcola é transferido

12/03/2014 – Atualizado em 12/03/2014

Apontado como líder do PCC, Marcola é transferido para isolamento

Por: Ata News

Apontado pelas autoridades como o principal líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marcos Willians Camacho, o Marcola, foi transferido nesta terça-feira (11), da Penitenciária 2, de Presidente Venceslau, para o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), da Penitenciária de Segurança Máxima de Presidente Bernardes, cidade que fica cerca de 160 quilômetros distante de Araçatuba.

Realizada por volta das 13h, a transferência foi cercada por um forte esquema de segurança, com um comboio formado por diversas viaturas da Polícia Militar, e o helicóptero Águia, que acompanhou o comboio nos 42 quilômetros que separam os dois presídios.

Outros três líderes do PCC, que também cumpriam pena na P-2 de Venceslau, foram removidos com Marcola: Cláudio Barbará da Silva, o Barbará, Célio Marcelo da Silva, o Bin Laden, e Luiz Eduardo Marcondes Machado, o Du Bela Vista.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

A transferência foi determinada pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) como medida disciplinar para punir os quatro pelo plano de fuga que eles arquitetaram para sair da Penitenciária 2, onde cumpriam pena. O plano, que previa o uso de dois helicópteros, com atiradores usando armamento pesado, foi descoberto pelos setores de inteligência do Ministério Público e da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária).

Por enquanto, os quatro detentos vão cumprir 60 dias de prisão no RDD como medida cautelar, solicitada pelos juízes do Tribunal de Justiça, enquanto não se julga o mérito da ação. Se na discussão do mérito ficar comprovado que os quatro precisam continuar no RDD, a internação poderá chegar a 365 dias.

Durante os 60 dias, os quatro criminosos ficarão isolados por 22 horas e tomarão sol, individualmente, por duas horas por dia. Eles ficam proibidos de receber visitas íntimas e ter acesso a TV, rádio e jornais. Além disso, só poderão conversar com seus advogados por meio de um microfone e separados por um vidro.

Para algumas autoridades ouvidas pela reportagem, a principal vantagem do isolamento está na dificuldade que a facção terá com a quebra de comando. “Isolado, Marcola ficará impossibilitado de passar as novas ordens para seus comandados”, disse um juiz, que não quis ser identificado.

No entanto, segundo um promotor, as próximas horas serão decisivas para se saber se o PCC vai praticar retaliações por conta da transferência de seu líder máximo para um regime de prisão mais rigoroso.

Uma outra autoridade aposta que nada vai acontecer. “Eles (líderes do PCC) sabem que se ocorrer algum distúrbio, o isolamento cautelar de 60 dias poderá se transformar num isolamento de um ano”, afirmou.

GREVE

Apesar da ameaça de não colaborar com a remoção, os agentes penitenciários que estão em greve nas duas unidades colaboraram com a transferência.

“As transferências entre presídios estão suspensas pela greve, mas esta é diferente, se trata de uma remoção que ocorre por questões de segurança e por isso não tentamos evitá-la”, explicou Daniel Grandolfo, presidente do Sindasp (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo).

Foto: Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com escuta ativa e protagonismo feminino, Três Lagoas realiza Conferência Regional de Políticas para Mulheres

Evento debateu direitos, combate à violência e contou com feirinha, espaço kids e transporte gratuito para garantir inclusão e participação das mulheres Realizada nesta sexta-feira...

Sábado de festividade dos 8 anos da Assembleia de Deus Monte Carmelo em Três Lagoas

Celebração é aberta à comunidade e tem praça de alimentação gratuita, louvor, pregações e bênçãos A Assembleia de Deus Pentecostal Monte Carmelo, em Três Lagoas,...

Em dois anos, mais de 5 mil famílias deixam o Bolsa Família em MS após aumento de renda

Governo Federal repassou R$ 136,1 milhões às famílias beneficiadas de MS em junho de 2025