22.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de fevereiro, 2026

Vereadores julgam hoje o prefeito Bernal

12/03/2014 – Atualizado em 12/03/2014

Vereadores julgam hoje o prefeito Bernal acusado de crimes contra a administração

Sessão desta quarta poderá levar à cassação do mandato; oposição sofre pressão por Pedro Chaves

Por: Correio do Estado

A Câmara Municipal de Campo Grande decide hoje, a partir das 14h, o destino do prefeito Alcides Bernal (PP), acusado de praticar crimes contra a administração pública. À véspera da sessão de julgamento do pedido de cassação do mandato, o clima é de guerra nos bastidores, segundo reportagem na edição desta quarta-feira (12) do jornal Correio do Estado.

Vereadores da oposição estão sendo pressionados pelo secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, professor Pedro Chaves, a votarem contra o afastamento do prefeito em troca de vantagens. Não importa o “custo político” para livrar Bernal da cassação. O prefeito está disposto a abrir as portas do Executivo para atender as reivindicações dos vereadores.

Bernal usou de todas as manobras para impedir o julgamento. Ele vinha se escondendo do Oficial de Justiça para não ser notificado da sessão de hoje. Mas acabou surpreendido com a presença do Oficial de Justiça no saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande, na noite de segunda-feira (10), para intimá-lo. Ele recusou assinar o documento. Mesmo assim, o Oficial de Justiça o considerou por intimado.

Rito

Mesmo com a suspensão do julgamento, no ano passado, segundo o presidente da Casa de Leis, Mario Cesar (PMDB), o rito deve será feito desde o início. Os vereadores tinham a opção de continuar de onde havia parado, leitura do relatório da comissão, mas decidiram repetir tudo para não haver questionamentos. Desta forma, às 14h de hoje, a Mesa Diretora lerá a denúncia, em seguida o relatório final da CP que contém 104 páginas. Ao término da leitura cada vereador disporá de 15 minutos para explanar sobre o assunto, mas o legislador não é obrigado a se pronunciar.

Depois é a vez e o denunciado, no caso o prefeito, fazer defesa. Para isso terá duas horas e pode não ocupar o tempo inteiro. Segundo o líder de Bernal na Câmara, Marcos Alex (PT), Bernal pretende ir à sessão. No entanto, como não compareceu a nenhum depoimento durante os trabalhos da processante, pode repetir a ausência e mandar o advogado Jesus de Oliveira Sobrinho em seu lugar, como fez em todas as ocasiões que precisou ir à Casa e Leis durante a apuração das denúncias.

Foto:  Valdenir Rezende/Correio do Estado/ArquivoBernal é réu no processo de cassação de mandato na Câmara e Chaves luta para livrá-lo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira terá sol entre nuvens e retorno gradual das chuvas em Três Lagoas

Previsão do CEMTEC-MS indica aumento de instabilidades a partir da tarde, com possibilidade de raios e rajadas de vento

Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

Volume movimentado nos terminais da empresa corresponde a 58,8% de toda a celulose exportada via Porto de Santos. Somente em dezembro de 2025, companhia embarcou 481 mil toneladas de celulose, maior volume registrado em um mês em seus terminais portuários

Praça Ramez Tebet recebe blitz educativa sobre prevenção a escorpiões em Três Lagoas

Ação da Saúde orienta população sobre medidas de controle e combate ao escorpionismo A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...