11/03/2014 – Atualizado em 11/03/2014
Eduardo Rocha participa da solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Por: Assessoria
O deputado estadual Eduardo Rocha, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, participou, ao lado da governadora em exercício Simone Tebet, na manhã desta terça-feira(11), da solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na sede da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol).
A solenidade celebrou também os 28 anos de criação da primeira Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no Estado e os 30 anos da Academia de Polícia Civil (Acadepol).
Eduardo Rocha falou sobre a importância da comemoração. “É preciso comemorar vitórias conquistadas ao longo de décadas pelas mulheres. Conquistas que foram muito bem demonstradas pelos números que a própria governadora em exercício ressaltou”.
Ao discursar Simone ressaltou que o número de denúncias de violência contra a mulher se mantém nos últimos anos, contudo observou que os investimentos do governo do Estado na segurança pública têm garantido uma ação mais abrangente e qualificada da polícia especializada. Comentou, ainda, que a mulher sul-mato-grossense está levando sua denúncia adiante, gerando, com isso, mais processos criminais contra seus agressores.
Durante sua saudação às delegadas de polícia e demais profissionais da área de segurança pública presentes ao evento festivo, a governadora em exercício apresentou estatística de 2010 para 2013 sobre casos de violência contra a mulher, em todo o Estado, cujo número se manteve em 3.200 denúncias/ano. Em 2010, porém, menos da metade das denúncias geraram ações, enquanto em 2013, foram abertos 3.022 processos.
Para Simone, o Estado avançou muito no combate à violência contra a mulher e muito se deve ao trabalho a equipe preparada da polícia feminina, a qual rendeu suas homenagens.
Presentes, representando a secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública, o delegado geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, e a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Rosely Molina.
Na oportunidade, foram prestadas homenagens a 30 mulheres de vários segmentos, dentre as quais a primeira delegada da mulher em Campo Grande, Lourdes Rondon Santos Pereira, que atuou de 1977 a 1979. “Rompemos todos os preconceitos, inclusive contra a delegada naquela época, e hoje observamos que os crimes são os mesmos, porém os meios de combate são mais eficientes”, disse Lourdes Pereira, hoje aposentada.
Como parte da programação, a vice-ministra da Mulher do Paraguai, Estela Sanches, proferiu palestra abordando as políticas implementadas pelo seu país para garantir os direitos da mulher. Também falou aos presentes a mestre em direito penal e direitos humanos da USP (Universidade de São Paulo), Maíra Cardoso Zapater.
O evento também foi prestigiado pelos deputados Mara Caseiro, Márcío Fernandes e Dione Hashioka e pela conselheira do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, ex-senadora Marisa Serrano.



