35.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 19 de fevereiro, 2026

Fibria investe na qualificação de mão de obra especializada

06/03/2014 – Atualizado em 06/03/2014

Durante 2013, mais de 6 mil pessoas receberam capacitações e fortaleceram a mão de obra especializada da região

Por: Assessoria

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, tem investido na formação contínua de seus profissionais. Apenas em 2013, a empresa ofereceu mais de 68 mil horas de capacitações técnicas e comportamentais a empregados e à comunidade nas unidades Industrial e Florestal da Fibria no Mato Grosso do Sul, o que resultou no treinamento de mais de 6 mil profissionais.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Arnaldo Milan, somente na área de capacitação técnica operacional, foram qualificadas mais de 2.500 pessoas na Unidade Florestal e cerca de 700 pessoas na Unidade Industrial. “A tecnologia está em constante mudança e é necessário atualizar-se sobre as novidades e reciclar os conhecimentos adquiridos”. Os demais treinamentos e capacitações foram realizados nas áreas comportamental, ambiental, de saúde e segurança.

O gerente reforça que a estratégia de investir em treinamento de seus profissionais não se limita ao preenchimento de vagas demandadas pela empresa. “A Fibria tem o compromisso de desenvolver as comunidades onde atua e nosso objetivo com os treinamentos e qualificações, é a formação de mão de obra especializada que possibilita uma atuação profissional não apenas em Três Lagoas, mas em toda a região”, comenta Milan, ao lembrar que no início da construção e operação da Unidade, mais de 4.100 pessoas foram qualificadas e desenvolvidas localmente.

Parceria

A presença e a parceria do Sistema S têm sido muito importantes para a qualificação de mão de obra local. “Com o auxílio do Senai, a pedido da Fibria, um curso de mecânico industrial foi readequado para atender as necessidades da Unidade, pois havia uma demanda de qualificação mais específica para a área. A iniciativa tem resultado na formação de trabalhadores especializados”, explica Milan.

Além das capacitações, a Fibria também possui parceria com o programa Jovem Aprendiz, que tem o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho. Em 2013 foram realizadas capacitações para mecânico e operador de máquina florestal. “Eu já tinha feito o curso de aprendiz para mecânico industrial e resolvi fazer o curso de mecânico de máquina florestal também. A possibilidade de realizar as aulas práticas no campo foi uma experiência que agregou muito valor aos meus conhecimentos”, diz a estudante Sueny Simões da Silva, de 21 anos, que está cursando técnico em mecânica e pretende se especializar na área.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

Volume movimentado nos terminais da empresa corresponde a 58,8% de toda a celulose exportada via Porto de Santos. Somente em dezembro de 2025, companhia embarcou 481 mil toneladas de celulose, maior volume registrado em um mês em seus terminais portuários

Praça Ramez Tebet recebe blitz educativa sobre prevenção a escorpiões em Três Lagoas

Ação da Saúde orienta população sobre medidas de controle e combate ao escorpionismo A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...

Assistência Social abre pré-cadastro online para serviços de convivência em Três Lagoas

Inscrições seguem até formação do banco de dados para 2026, com prioridade para públicos em situação de vulnerabilidade A Prefeitura de Três Lagoas, por meio...