26.8 C
Três Lagoas
sábado, 19 de julho, 2025

Fazenda fica 36h sem energia e vacas adoecem

06/03/2014 – Atualizado em 06/03/2014

Fazenda fica 36h sem energia e vacas adoecem

Segundo a Aneel, Enersul não pode deixar unidade por mais de 24 horas sem energia

Correio Do Estado

A Enersul demorou 36 horas para restabelecer a energia elétrica na propriedade de Luiz Henrique Faraco e 19 das 39 vacas leiteiras ficaram doentes. O caso foi divulgado hoje (6) em sessão na Assembleia Legislativa. O produtor ocupou a tribuna e classificou o atendimento da concessionária como “uma porcaria”. Em resposta, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) pediu audiência com a concessionária. “Primeiro, para que a empresa se comprometa a assegurar a qualidade de acordo com a cobrança. Depois, para conhecer a nova controladoria acionária”, disse.

Segundo Faraco, pelo menos quatro vezes por mês a propriedade fica sem energia. “Começou a choveu em Prudente, a luz já se vai”, comentou, em tom irônico. “Mas, dessa vez, foi pior porque se passaram 36 horas sem o serviço”, lamentou sobre o incidente que ocorreu de sábado (1º) até a madrugada de segunda-feira (3).

O resultado, de acordo com o produtor, foram 19 vacas leiteiras com mastite. O problema se deu diante da falta de energia para tirar o leite dos animais. “O ubre inflamou e, agora, será preciso esperar de 10 a 12 dias para elas voltarem a produzir”, detalhou. Por mês, a propriedade produzia 1,2 mil litros de leite. De acordo com resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a concessionária não pode deixar 24 horas contínuas uma unidade, localizada em área rural, sem energia. A propriedade de Faraco fica a 35 quilômetros de Campo Grande.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições abertas: Senai é parceiro na qualificação mulheres no projeto “Elas Constroem”

O Senai, Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e...

30,4% dos segurados afetados aderiram a acordo com INSS por descontos indevidos

Reembolso a aposentados e pensionistas começa na próxima quinta-feira(24)

Segurança digital: como criar senhas mais fortes para proteger suas contas?

Conforme compartilhamos cada vez mais dados sensíveis na internet, a segurança também deve se tornar uma preocupação maior