15.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho, 2026

Para cada carro vendido, uma árvore plantada

02/03/2014 – Atualizado em 02/03/2014

Para cada carro novo vendido, uma árvore será plantada

Por: Correio do Estado

O prefeito Alcides Bernal, do PP, sancionou em janeiro deste ano uma Lei proposta pelo vereador Mário César, do PMDB, que obriga as concessionárias de veículos fornecerem mudas de árvores para o plantio, como forma de amenizar as consequências do efeito estufa.

A nova regra, começou a valer desde o dia 08/01/2014 e determina que, ao fim de cada mês, a concessionária deverá doar uma muda de árvore ao município para cada automóvel novo vendido.

As mudas deverão ser fornecidas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) ou poderá ser feito pela própria concessionária, por meio de cooperativas, organizações não-governamentais ou empresas privadas com atuação na área ambiental.

O plantio deverá ser efetuado no prazo de 12 (doze) meses, contados da data da comercialização do veículo, e será feito em áreas de preservação permanente, reservas florestais, parques, jardins, corredores ecológicos, assim como em outro ambiente ecologicamente apropriado ao plantio, sempre acompanhado por biólogo e seguindo o disposto no Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande.

A punição para a concessionária que não cumprir o estabelecido em lei será 0,5% do valor de cada veículo vendido que não foi compensado com o plantio de árvore. Para um veículo popular, por exemplo, cujo valor gira em torno de R$ 30 mil, a multa seria R$ 150. O dinheiro será destinado a Semadur, responsável pela fiscalização da Lei.

Poluição
Com 397,3 mil veículos — o correspondente a 40% da frota no Estado, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) — a Capital é atualmente responsável por 36,64% poluição atmosférica provocada por veículos em Mato Grosso do Sul, totalizando 49,4 mil toneladas de substâncias químicas como monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, metano, aldeído, hidrocarbonetos não metanos, dentre outras.

Meio Ambiente
O chamado Efeito Estufa é causado pela derrubada das florestas e também pela liberação de monóxido de carbono, substância tóxica emitida pelos veículos.

A principal consequência do efeito estufa é a mudança climática drástica. Além disso, áreas cultiváveis férteis poderão entrar em processo de desertificação, poderão aumentar a incidência de tempestades, tornados e outras catástrofes naturais bem como derretimento das geleiras nos polos, causando aumento no nível dos oceanos.

Foto: Divulga

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Quina de São João sorteia R$ 260 milhões neste domingo; saiba como participar

A expectativa é grande para o sorteio da Quina de São João, que acontece neste domingo (28), com prêmio estimado em R$ 260 milhões....

Bailarinas de Três Lagoas conquistam títulos e se destacam em festival de dança em Andradina

O talento e a dedicação das bailarinas de Três Lagoas brilharam durante uma competição realizada em Andradina (SP). Representando o município, alunas da Secretaria...

Lula confirma visita à Três Lagoas na quinta para acompanhar retomada da UFN3

Presidente desembarca para vistoriar avanço das obras da fábrica de fertilizantes da Petrobras e reforçar investimentos estratégicos no setor industrial e no agronegócio brasileiro