Internacional – 25/02/2012 – 12:02
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, prometeu hoje que Washington vai ajudar a Tunísia a recuperar a sua economia e a cimentar a democracia, numa altura em que os países da Primavera Árabe lutam por reformas.
Clinton reuniu-se com o Presidente tunisino, Moncef Marzouki, no âmbito do périplo que está a realizar no norte de África e que a vai levar também a Algéria e a Marrocos, após uma reunião global em Tunes para debater a situação na Síria.
“Eu trago com uma declaração de apoio muito específica acerca das reformas políticas e económicas que estão a ocorrer aqui”, disse no final da reunião com Marzouki. “O lado político da revolução está a ir bem”, acrescentou. Clinton saudou “a democracia tunisina e o que foi alcançado” no país. “O desafio agora é como equiparar o desenvolvimento económico da Tunísia ao desenvolvimento político”, frisou. Referindo-se à conferência de sexta-feira sobre a Síria, disse ter sido “bem sucedida”.
Washington está empenhado em apoiar o progresso democrático e o sucesso económico na Tunísia, na esperança de que seja um exemplo para outros países da região que sejam governados por autocratas ou cuja governação esteja a ser questionada por populares.
A Tunísia lançou a Primavera Árabe e inspirou movimentos semelhantes no Egito, Líbia e Síria, entre outros. As autoridades na Tunísia estão a tentar combater níveis de desemprego de cerca de 20 por cento. Os Estados Unidos comprometeram-se a ajudar com cerca de 190 milhões de dólares (141 milhões de euros) para apoiar a transição do país.
Fonte: DN.PT