22.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 1 de setembro, 2025

Inspeção do MPT em Três Lagoas beneficia 7 mil trabalhadores

Geral – 25/02/2012 – 09:02

Em continuidade ao Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Construção Civil, promovido pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou inspeções, de 13 a 16 de fevereiro, nos canteiros de obras e alojamentos de trabalhadores contratados pela empresa Eldorado Brasil Celulose e Papel, na região de Três Lagoas.

As diligências foram realizadas em alojamentos de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, e Ilha Solteira e Itapura, municípios vizinhos localizados no Estado de São Paulo, e nos canteiros de construção da indústria Eldorado. A ação beneficiou os cerca de 7 mil trabalhadores empregados nessa fase da construção. Em razão da dimensão da obra e grande quantidade de alojamentos, a força-tarefa se restringiu a este empreendimento.

A procuradora do Trabalho Ana Raquel Bueno de Moraes e os peritos em engenharia e segurança do trabalho do MPT visitaram 35 alojamentos, dos quais, 13 foram efetivamente inspecionados, entre repúblicas e pousadas. Foram encontradas irregularidades nos alojamentos, como higienização precária em alguns locais, quantidade de copos descartáveis insuficiente, banheiros insuficientes ou chuveiros sem porta, beliches sem proteção lateral e alguns quartos com número de armários insuficiente.

Na obra, foram averiguadas irregularidades relacionadas à segurança dos trabalhadores, como alguns andaimes inadequados, vergalhões desprotegidos, higienização precária em algumas instalações sanitárias e deficiências na sinalização de segurança. Atualmente, 39 empresas contratadas atuam na obra da Eldorado, que está na fase de construção das instalações e equipamentos das indústrias e do sistema de tratamento de esgoto. A obra tem previsão de término para novembro.

Conforme esclarece a procuradora do Trabalho Ana Raquel, a ação teve o objetivo de averiguar a conformidade do empreendimento às normas regulamentadores que tratam das condições e do meio ambiente de trabalho na construção civil. O objetivo dessas forças-tarefas promovidas pelo MPT é fiscalizar as condições de trabalho a que estão submetidos os trabalhadores e atuar de forma preventiva para conscientizar os empregadores e garantir a melhoria das condições de conforto e segurança dos trabalhadores.

Para sanar as irregularidades verificadas durante a força-tarefa, as empresas serão chamadas para tentativa de assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) perante o MPT.

Na última ação da construção civil no Estado, em dezembro do ano passado, cerca de dois mil trabalhadores foram alcançados pela força-tarefa. Desde 2009, o MPT desenvolve ações em todo o país por causa do aumento do número de acidentes de trabalho no setor.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com saldo positivo de 3.023 empregos em julho, MS mantém crescimento do mercado formal de trabalho

Mato Grosso do Sul registrou em julho um saldo positivo de 3.023 postos de trabalho formais, segundo dados do Observatório do Trabalho de MS,...

Com gestão rigorosa de resíduos, Hemosul é referência em sustentabilidade e segurança ambiental e do trabalho

A implementação de práticas seguras tem refletido diretamente na segurança no trabalho sem registro de acidentes relacionados ao manuseio de resíduos desde 2010 A Rede...

Mato Grosso do Sul é destaque nacional em emprego e qualificação da mão de obra, aponta ranking CLP

Mato Grosso do Sul alcançou a 2ª posição nacional no pilar Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de...