18/02/2014 – Atualizado em 18/02/2014
Correio Do Estado
O consumo interno de café no Brasil caiu 1,23% em 2013, totalizando 20,08 milhões de sacas de 60 kg, em comparação com 20,33 milhões de sacas em 2012. Foi a primeira queda desde 2003 e a segunda desde o início da série histórica, de 1990. Os dados fazem parte de relatório “Indicadores do consumo de café no Brasil – 2013”, divulgado ontem pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
A Abic atribui essa retração ao fato de que a mesa do café da manhã ganhou inúmeras novas opções de bebidas prontas para o consumo, como sucos, achocolatados, bebidas à base de soja etc. Embora ainda pouco consumidas, essas bebidas têm crescimento elevado e concorrem com o café. O consumo per capita foi estimado pela Abic em 4,87 kg café torrado por habitante/ano, em comparação com 4,98 kg café torrado por habitante/ano em 2012.
O consumo doméstico de café atinge cerca de 95% dos lares, mas mantém-se estável, enquanto outros produtos ou novas categorias crescem acima de 20% ao ano, como é o caso do suco pronto (25%) e as bebidas à base de soja (29%), segundo pesquisas complementares da Kantar Worldpanel. “Essas categorias de maior valor agregado desafiam a indústria de café para a inovação, o que pode ocorrer com a oferta de cafés de melhor qualidade”, diz a Abic.
Os preços do café nas prateleiras do varejo diminuíram em 2013. O valor médio do quilo caiu de R$ 14,82 em janeiro de 2013 para R$ 12,55 em dezembro, queda de 15% para os cafés “tradicionais”, segundo pesquisas feitas no varejo paulistano.
