27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Portarias definem novas normas para comércio de aves

14/02/2014 – Atualizado em 14/02/2014

Por: NOTíCIAS MS

Duas Portarias da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) publicadas no Diário Oficial do Estado de hoje (14) estabelecem novas normas para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e para o comércio de aves vivas em Mato Grosso do Sul.

A portaria nº 3047 preconiza que a emissão da GTA para aves e seus produtos, a partir de 1º de março deste ano, será realizada exclusivamente através do sistema Saniagro e emitida por veterinários oficiais ou habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ainda segundo a publicação, fica vedada a utilização de GTA manual pelas empresas integradoras de aves no Estado, a partir do mesmo período.

Já a portaria nº 3048 estabelece algumas normas para as revendas que comercializam aves vivas em MS, que deverão ter a licença sanitária expedida pela Iagro para realizar o comércio e atender as seguintes condições: comercializar aves que procedam de estabelecimentos certificados como livre de salmonelas e micoplasmas, acompanhadas das respectivas GTA’s; apresentar requerimento preenchido, conforme o modelo padrão estabelecido pela portaria; a cópia do contrato social e suas alterações; quando não houver alteração no contrato social no período compreendido desde a última licença até a data da nova solicitação, deverá ser feita uma declaração pelo proprietário de que não houve alteração do contrato social conforme modelo da portaria; cópia dos cartões de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e Inscrição Estadual (IE); declaração de responsabilidade do veterinário responsável técnico pelo estabelecimento, de acordo com o anexo da portaria e cópia do contrato de prestação de serviço do responsável técnico pelo estabelecimento, quando não for o proprietário.

Com relação à licença sanitária, esta deverá ser renovada anualmente até 31 de março do ano subsequente, mediante a apresentação do requerimento e das documentações citadas acima, quando a revenda sofrer alteração.

Com relação à responsabilidade da revenda fica estabelecido que esta deve adotar medidas de biosseguridade, evitando a proliferação de insetos; dar destinação adequada às aves mortas, com construção de composteira; fazer o controle mensal para quem as aves estão sendo comercializadas e lançar na ficha de controle e comunicar imediatamente a Iagro local, no caso do aumento na mortalidade de aves alojadas no estabelecimento. O não cumprimento da exigências e normas estabelecidas pela portaria acarretará na suspensão da licença, entre outras medidas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua “Cidade das Águas” no Jupiá

Evento marcou início de série esportiva que valoriza paisagens naturais e incentiva hábitos saudáveis A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de...

Adriana Silva lança livro sobre violência doméstica e superação

“Uma Flor Silenciada no Jardim” foi lançada na sexta-feira (7); obra fal sobre as marcas emocionais da violência contra a mulher A psicanalista e escritora...

Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembro

Beneficiários ainda poderão aderir ao acordo de ressarcimento após a data Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembroBeneficiários ainda poderão...