29 C
Três Lagoas
sábado, 2 de maio, 2026

NSA rastreia celulares de alvos para ataques com drones, diz revista

11/02/2014 – Atualizado em 11/02/2014

Por: FOLHA PRESS

O novo site do jornalista Glenn Greenwald, lançado hoje, denuncia o uso de vigilância eletrônica pela NSA (Agência Nacional de Segurança americana) nos ataques com drones, feitos pelos Estados Unidos e que, segundo a publicação, “resultam na morte de pessoas inocentes ou não identificadas”.

A revista digital The Intercept, um projeto do ex-editor do “Guardian” para quem Edward Snowden revelou seus documentos, afirma que os alvos dos ataques são identificados com base em “dados controversos” e rastreamento de celulares, em vez de haver uma confirmação sobre o alvo através de agentes em solo.

As informações são de um ex-operador de drones, que trabalhava na divisão militar responsável por ataques americanos ao Iêmen, Somália, Afeganistão e outros locais, segundo a revista.

Espionagem

A The Intercept, fundada por Greenwald, Laura Poitras e Jeremy Scahill, tem o objetivo de fazer reportagens sobre as revelações de Snowden, asilado na Rússia desde agosto.

“Decidimos lançar [a revista] agora porque acreditamos ter uma vital e urgente obrigação com essa história, esses documentos e com o público”, diz o texto de apresentação.

A revista digital pertence ao grupo First Look Media, que foi criado por Greenwald após sua saída do “Guardian”, em outubro, e é financiado pelo fundador do Ebay, Pierre Omidyar.

A publicação afirma que as ameaças de governantes diante das revelações de Snowden inclusive a prisão do companheiro de Greenwald, o brasileiro David Miranda, em Londes não vão impedir a defesa da liberdade de imprensa.

Os documentos vazados por Snowden denunciaram a vigilância em massa da NSA, que incluía rastreamento telefônico de americanos e de líderes, como Dilma Rousseff e a chanceler alemã, Angela Merkel, o que causou atrito entre os EUA e seus aliados.

O grupo recebeu um investimento de US$ 250 milhões e deve lançar publicações com temas diversos, além de desenvolver novas plataformas digitais.

O objetivo da The Intercept, a longo prazo, é fornecer jornalismo independente sobre abusos da Justiça, violação de liberdades civis, desigualdade social e qualquer forma de corrupção.

Drones

Ainda que a tecnologia tenha permitido a captura de terroristas, o ex-operador de drones diz que a localização de alvos com base no rastreamento de um chip de celular que provavelmente pertence a um suspeito também causa a morte de inocentes.

Segundo ele, líderes do Taleban sabem do método de rastreamento de celular e distribuem chips ou os misturam entre membros da organização para confundir as operações americanas. “Nós não vamos atrás de pessoas, vamos atrás dos seus celulares, com a esperança de que a pessoa tingida pelo míssil seja o “cara mau”.”

O Bureau of Investigative Journalism estima que pelo menos 273 civis foram mortos em ataques de drones americanos no Paquistão, Iêmen e Somália durante o governo de Barack Obama.

A revista traz ainda outra reportagem com fotos inéditas tiradas pela NSA e outras agências americanas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Valorização da segurança pública: Riedel autoriza promoções e amplia vagas na PM e Bombeiros

Governador anuncia regularização de progressões na carreira, novos cursos e reforço no efetivo das corporações em Mato Grosso do Sul

Foragido tenta fugir pelos fundos, mas acaba preso no Jardim das Oliveiras em Três Lagoas

Suspeito de 31 anos, evadido do sistema prisional e investigado por homicídio, foi localizado escondido em residência e tentou escapar pelos fundos

Riedel prestigia ‘Taboadão 2026’ e anuncia R$ 4 milhões para reativar escola agrícola

Governador participa da tradicional festa em Aparecida do Taboado, vistoria obras e reforça investimentos no município