19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Ovinocaprinocultura no Estado recebe incentivo

11/02/2014 – Atualizado em 11/02/2014

Por: Correio do Estado

Com o objetivo de organizar os elos da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura de corte no Estado e com vistas a otimizar o sistema de produção e de comercialização de cordeiros de qualidade, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) assinou ontem (10) um protocolo de intenções com a Fazenda Soberana, produtora de ovinos localizada na região das Três Barras, na Capital. O ato aconteceu na Seprotur.

De acordo com a titular da Secretaria, Tereza Cristina Correa da Costa, a cadeia de ovinocaprinocultura é de extrema importância para o pequeno e o médio produtor e o projeto vai ao encontro da profissionalização do setor. “Esta parceria é ótima e essa cadeia precisa deixar de ser amadora e passar a ser profissional. Esta é a proposta, por isso o Governo está apoiando e se empenhando neste projeto”, disse.

O Pdoa é o último avanço no setor de ovinos, trata-se de um projeto inédito no Brasil e criado em Mato Grosso do Sul que visa suprir as necessidades do mercado de ovinos e agilizar a logística do comércio. Segundo a coordenadora estadual do Programa Nacional de Sanidade dos Caprinos e Ovinos, Suzana Ortega, os animais prontos para o abate e com a guia de trânsito animal (GTA) são conduzidos para uma propriedade onde ficam no máximo três dias. “Lá espera-se juntar todas as cargas para embarcar para o frigorífico, o que facilita a logística”, explicou.

Cordeiro de Qualidade

Atualmente para incentivar a produção de ovinos em Mato Grosso do Sul, o estado conta com o subprograma Cordeiro de Qualidade que concede um incentivo fiscal de até 50% do ICMS. Segundo coordenador de Pecuária da Seprotur, Rubens Flávio de Melo, são 135 produtores cadastrados e a produção via PDOA é de 150 a 200 cabeças por semana.

“Nosso Estado está em 4º lugar no ranking nacional em número de cabeças abatidas, foram 63.411 em 2013. Acreditamos ainda mais no avanço da ovinocultura com o ingresso da Soberana na cadeia produtiva”, finalizou.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo