24.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Alimentos apresentam fortes altas

09/02/2014 – Atualizado em 09/02/2014

Com a estiagem, o pasto secou e o gado também come menos com o calor em excessivo

Por: FOLHAPRESS

Apesar da freada da inflação em janeiro, os alimentos praticamente não mostraram desaceleração e são um foco de novos possíveis aumentos diante do clima seco e quente ao menos nas duas próximas semanas.

Esse cenário que perdura nos mais importantes centros consumidores, como Rio e São Paulo, levou a fortes altas de produtos como cenoura (20,72%), cebola (16,11%), hortaliça e verdura (6,01%).

Para Eulina Nunes dos Santos, coordenadora do IBGE, o clima pressionou os alimentos, inclusive as carnes e criou uma “entressafra” atípica para os bovinos.

Com a estiagem, o pasto secou e o gado também come menos com o calor em excessivo. Resultado: alta de 3,07% das carnes, item de maior peso no grupo alimentação cuja alta de janeiro de 0,84% quase igualou o 0,89% de dezembro.

O dólar mais alto também puxou os preços das rações animais outro foco de pressão para as carnes e de produtos cotados na moeda americana, como trigo e milho.
Nessa esteira do câmbio, subiram itens como pão francês (1,01%), biscoito (1,15%) e ovos (1,60%).

Principal responsável pelo recuo do IPCA em janeiro 0,55, contra 0,92%o grupo transportes pode vir pressionado pelos novos aumentos do etanol diante da entressafra da cana e do reajuste de passagens de ônibus em algumas capitais, como o Rio, que já reajustou a tarifa.

Outro grupo que tende a acelerar é o de educação, pois os aumentos das mensalidades escolares se concentram em fevereiro.

O grupo teve alta de 0,57% em janeiro devido ao aumento dos colégios em Porto Alegre, onde as escolas se antecipam e corrigem as mensalidades em dezembro.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo