26.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Médico Oncologista comenta sobre o Dia Nacional da Mamografia

06/02/2014 – Atualizado em 06/02/2014

O Dia Nacional da Mamografia aconteceu nesta quarta-feira (05).

Por: Assessoria

Hospital Auxiliadora em parceria com a Rádio Difusora, através do Programa Viver Bem teve como tema desta quarta-feira (05) a importância do exame de mamografia. O médico oncologista Dr. Rodrigo Melão convidado desta semana, falou sobre a data e também da importância da prevenção.

No Brasil, a expectativa é que, em 2014, surjam mais de 57 mil novos casos de câncer de mama, segundo as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), sendo que em 2011, foram 13.225 mortes, 120 homens e 13.225 mulheres.

Atualmente o Hospital Auxiliadora realiza cerca de 30 exames por mês de mamografia e conta com um aparelho digital moderno. “Este é o principal exame para detectar o câncer de mama precocemente, o que aumenta as chances de cura”, informa Dr. Rodrigo Melão.

A data para alertar as mulheres quanto à necessidade de realizar anualmente o exame a partir dos 40 anos. Segundo Dr. Rodrigo, o exame é a principal forma para a detecção precoce do câncer de mama, e o diagnóstico precoce é essencial e determinante na busca pela cura. “Em pelo menos 95% dos casos a doença é detectada pela mamografia logo no início. O exame também pode reduzir em até 35% a ocorrência de mortes em mulheres de 39 a 69 anos, segundo estudos”, concluiu.

 Dr. Rodrigo Melão. Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PGE lança ‘Manual de Conduta Eleitoral 2026’ com orientações a gestores públicos

Conforme o documento, apresentado na Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), o manual foi elaborado para apoiar os agentes públicos em suas áreas de atuação, com base em doutrina, jurisprudência e manifestações administrativas consolidadas.

Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue

Primeiro município a receber a nova unidade móvel da Rede Hemosul, Ribas do Rio Pardo abriu o cronograma itinerante de coletas em MS

Pesquisa do Procon de MS mostra diferença de até 11% no valor do etanol em fevereiro

O levantamento considera dados coletados entre os dias 9 e 10 de fevereiro, em 35 postos distribuídos nas sete regiões administrativas da Capital.