31.3 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Guerra afegã deixa 400 refugiados por dia, informa AI

Internacional – 23/02/2012 – 16:02

O conflito no Afeganistão faz com que 400 pessoas tenham de abandonar suas casas por dia e procurar abrigo em acampamentos, informou nesta quinta-feira a Anistia Internacional, que estimou em 500 mil afegãos afetados pela guerra.

A organização apresentou nesta quinta-feira o relatório da situação dos refugiados do Afeganistão, no qual retrata as difíceis condições de vida dos moradores do conflito no país.

“Meio milhão de afegãos deslocados pela disputa estão tentando sobreviver em abrigos provisórios, abandonados por seu Governo, enquanto os observadores internacionais olham para o outro lado”, expressou a organização em comunicado.

De acordo com a AI, nos arredores de Cabul vivem 35 mil pessoas divididas em 35 acampamentos, e neles morreram pelo menos 28 crianças durante o inverno, devido às duras condições climáticas.

“Este povo está à beira da inanição e o Governo não só vira as costas, como impede a chegada de ajuda”, denunciou em nota a pesquisadora da organização Horia Mosadiq.

“Os funcionários locais restringem a chegada de ajuda porque acreditam que essas pessoas vão embora. Esta é uma crise dos direitos humanos e humanitária quase velada, mas aterrorizante”, acrescentou Horia.

Quase 100 mil afegãos foram obrigados a deixar suas casas nos seis primeiros meses de 2011, conforme cálculos da AI, que pede que o Governo proporcione refúgio, comida, água e cuidado sanitário aos refugiados, solicitando, se necessário, ajuda internacional.

A organização pede às autoridades que garantam proteção e educação às crianças refugiadas e identifiquem a população que vive nos acampamentos, e pede aos talibãs que permitam a entrada de ajuda humanitária nas áreas sob seu controle.

A guerra afegã se intensificou nos últimos anos e só em 2011 deixou 3.021 mortos, conforme último relatório da missão da ONU no Afeganistão (UNAMA), frente aos 2.790 registrados em 2010.

O relatório especifica que 77% das mortes foram causadas por ataques talibãs, 14% em operações de forças do Governo e aliadas, e os 9% restantes não foi de responsabilidade de nenhum dos dois lados.

Atualmente há mais de 100 mil soldados no Afeganistão procedentes de 40 estados por causa da invasão do país em 2001, que acabou com o regime talibã após o ataque da Al Qaeda às Torres Gêmeas de Nova York.

Fonte: EFE

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas alerta: dengue não tira férias e pode matar

O município segue intensificando as ações de prevenção, orientação e fiscalização em toda a cidade, mas reforça que a colaboração da população é essencial para reduzir os casos e proteger vidas.

Mais de 4.500 Cestas de Natal foram entregues a famílias em situação de vulnerabilidade em Três Lagoas

Iniciada no dia 15 de dezembro, a campanha foi marcada por um trabalho intenso e uma logística cuidadosamente planejada, garantindo que as entregas ocorressem de forma organizada, segura e eficiente em todos os pontos definidos.

Enquanto muitos cobram limpeza, alguns moradores ainda jogam lixo e móveis nas ruas de Três Lagoas

Flagrantes de descarte irregular, como no bairro Santa Rita, mostram que parte da população também contribui para a sujeira na cidade.