22.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

Nextel vai desligar rede de rádio e lançar iPhone no Brasil

03/02/2014 – Atualizado em 03/02/2014

Por: CANALTECH

A Nextel está prestes a desligar seu tradicional serviço de rádio. Essa é a apenas a primeira de uma série de mudanças pelas quais a empresa vai passar no futuro próximo, que envolve também o lançamento do iPhone e a implantação de uma rede de internet 4G para servirem aos aparelhos da operadora.

Além disso, a controladora da Nextel, NHI Holdings, firmou acordo com a Telefônica para uso das redes 3G da Vivo no Brasil e da Movistar, no México, além de habilitar o roaming de dados entre os países e também com os Estados Unidos, onde os aparelhos passam a funcionar pela AT&T. Com isso, a operadora passa de 300 cidades com serviço de internet para cerca de 3,1 mil e tem a expectativa de aumentar sua participação nesse segmento, que hoje é de apenas 0,12%.

Mas a grande mudança mesmo será a extinção do serviço iDEN, que permitia a comunicação Push to Talk (PTT) – o famoso “rádio”. Segundo George Dolce, vice-presidente de marketing da Nextel, essa tecnologia já atingiu seu estado máximo e, agora, a evolução é possível com uso das redes 3G. A declaração foi publicada pelo jornal Valor Econômico.

A mudança, porém, não significa que a Nextel vai ficar sem uma de suas principais tradições. Com a ampliação das redes 3G e sua nova rede 4G – que começará a ser instalada no Rio de Janeiro –, a empresa lançará um aplicativo que fará as vezes do PTT. Chamado de Prip, uma referência ao som emitido pelos aparelhos atuais, o software será lançado ainda no primeiro trimestre de 2014 para Android e iOS.

Para garantir uma transição tranquila, a Nextel diz ter investido US$ 900 milhões em sua rede 3G nos últimos dois anos, mais um montante não revelado na implementação do 4G. Agora, a empresa espera que seus usuários migrem para o Prip e possibilitem o desligamento do iDEN, algo que deve acontecer nos próximos anos. O desenvolvimento continua nas mãos da Motorola, que já era a fornecedora original da tecnologia.

Nova oferta

Preparando sua entrada definitiva no mundo dos smartphones, a Nextel tem o iPhone como seu carro-chefe. A empresa firmou um acordo de três anos com a Apple que prevê, entre outras coisas, a prática de preços competitivos no mercado. Atrelado a planos pós-pagos, o aparelho chega ao Brasil custando R$ 999 e em três versões diferentes.

O iPhone 4S, por exemplo, sai por esse valor atrelado a um plano de 300 minutos e 3 GB de franquia de internet, que custa R$ 99 por mês. Já o 5C tem mensalidade de R$ 199 com 500 minutos e 5 GB. Por último, o 5S chega com uma conta de R$ 299 mensais, 2,5 mil minutos e 10 GB.

A oferta já mostrou seus resultados entre a base de clientes. De acordo com Dolce, um site criado pela Nextel para que seus consumidores registrem a intenção de adquirir um iPhone da operadora ultrapassou as 10 mil adesões em pouco tempo, mostrando que os consumidores estão dispostos a evoluir com a empresa e adquirir aparelhos mais avançados.

O iPhone da Nextel foi lançado no mercado nesta sexta-feira (31). Nos Estados Unidos, a Nextel já opera sem sua rede iDEN, que foi desligada em junho de 2013, e é uma subsidiária da Sprint.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caminhoneiro é preso por embriaguez após causar acidente e fugir por mais de 10 quilômetros em Três Lagoas

Um caminhoneiro de 57 anos foi preso na tarde de domingo (21) em Três Lagoas após se envolver em um acidente de trânsito, fugir...

Eldorado Brasil e Prefeitura entregam agasalhos para crianças atendidas pelo CRASE

O último fim de semana foi marcado pelas baixas temperaturas em Três Lagoas. Mas, para muitas famílias, foi de acolhimento, solidariedade e calor humano....

Festa Glamourosa Marca os 60 Anos de Dora

No último sábado, dia 20, o Clube União da Terceira Idade foi palco de uma noite inesquecível para celebrar os 60 anos de Dora....