26.8 C
Três Lagoas
sábado, 19 de julho, 2025

Comissão da OAB/MS explica sobre direito de luto

29/01/2014 – Atualizado em 29/01/2014

Por: Assessoria

Lidar com a perda de um ente querido não é nada fácil. Mas, o que muitas pessoas desconhecem é que em casos de falecimento na família, o empregado que trabalha com carteira registrada tem o direito a dois dias consecutivos de ausência. É o que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O presidente da Comissão dos Advogados Trabalhistas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mário Cezar Domingos Machado, destaca que em caso de morte o funcionário poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário. “A falta não pode ser descontada. O empregado apresenta o atestado de óbito, de preferência até o fechamento da folha, e a falta é justificada”, afirma.

A justificativa vale para perda do marido ou esposa, irmãos, os ascendentes – no caso pai e mãe – e descendentes, os filhos. O advogado explica que a lei vale também para dependente declarado na carteira de trabalho ou na previdência, e não coloca limite para ascendentes, podendo ser válido para a perda dos avós, inclusive. No entanto, alguns juristas entendem que o termo ascendente só vale para primeiro grau de parentesco. “Em relação a perda de avó ou avô, vai muito do bom senso do empregador. A legislação demostra a intenção em aparar o cidadão em um dos momentos mais difíceis da vida, tentando trazer um pouco tranquilidade nesses dois dias antes do retornar ao ambiente de trabalho”, acrescenta Mário Cezar.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições abertas: Senai é parceiro na qualificação mulheres no projeto “Elas Constroem”

O Senai, Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e...

30,4% dos segurados afetados aderiram a acordo com INSS por descontos indevidos

Reembolso a aposentados e pensionistas começa na próxima quinta-feira(24)

Segurança digital: como criar senhas mais fortes para proteger suas contas?

Conforme compartilhamos cada vez mais dados sensíveis na internet, a segurança também deve se tornar uma preocupação maior